Para manter a hidratação do corpo, é essencial beber 2 litros de água por dia. Esse é um fato que muitas pessoas já conhecem.
No entanto, é preciso saber também que existem alimentos que fazem essa função de hidratar o corpo assim como a água. Isso porque, esses alimentos em específico promovem a hidratação por conterem grande quantidade de água.
Portanto, seja ao tomar café da manhã em casa, almoçar em um restaurante ou mesmo fazer refeições coletivas no refeitório da empresa, conhecer esses alimentos possibilita que pessoas com dificuldade em ingerir água mantenham a hidratação consumindo esses alimentos.
O que são alimentos hidratantes?
Alimentos hidratantes são alimentos sólidos aquosos que ajudam a fornecer água para o corpo, assim como a própria água e os lípidos como sucos de frutas, por exemplo.
Neste grupo de alimentos hidratantes podemos encontrar frutas, legumes e verduras que são compostos de 80% de água.
E sem dúvidas, esses alimentos são os melhores aliados para manter a hidratação do corpo sem necessariamente ficar ingerindo água, pois são alimentos saudáveis e capazes de saciar com poucas calorias.
Por isso são alimentos ideais para uma boa refeição com massa talharim caseiro, por exemplo. No entanto, a maioria das pessoas esquecem isso e se refugiam em líquidos calóricos que, a longo prazo, contribuem para o ganho de peso.
É por isso que preparamos este artigo com os principiantes alimentos hidratantes e ricos em água para você comer com gosto, e de quebra, garantir a hidratação do corpo adequada.
Portanto, mesmo que você faça diversas estratégias para ajudar a beber mais água, como comprar copos long drink atacado lindos e com designs chamativos, você pode também associá-las com a inserção dos alimentos hidratantes em sua dieta.
Principais alimentos hidratantes
Vamos ver agora os principais alimentos hidratantes para você inserir na sua dieta e evitar a desidratação do corpo:
Pepino
O pepino é o alimento que possui o maior teor de água de qualquer outro alimento sólido (96,7%).
Perfeito para saladas, aumenta o seu poder hidratante misturado com um iogurte magro. Além disso, agora que o tempo quente chega, pode ser um lanche refrescante e leve.
Alface
Em segundo lugar está a alface: tem um teor de água muito alto (95,6%) e, portanto, está entre os alimentos que garantem maior hidratação. Além disso, seu baixo teor calórico ajuda a manter a forma e garantir o bem-estar físico.
Abóbora
Símbolo do Halloween, a abóbora é uma preciosa aliada da nossa beleza. Além de ter mais de 90% de água, tem poucas calorias e é um excelente antienvelhecimento.
Mas as propriedades terapêuticas não se limitam apenas à sua polpa, mas também às suas sementes: são de fato uma excelente fonte de minerais, incluindo magnésio, zinco, ferro e gorduras essenciais como Ômega 3 e Ômega 6.
Melancia
A melancia é a aliada de todas as dietas. Com apenas 16 calorias por 100 gramas, é isento de gordura e tem muito pouco açúcar.
O sabor doce não é dado por açúcares, mas por substâncias aromáticas naturais que também dão uma sensação de saciedade. Pense que em uma fatia de 300 gramas há quase dois copos de líquido.
Tomate
O tomate está entre os alimentos mais ricos em vitaminas A e C. As calorias são muito poucas: em 100 gramas, apenas 20 e é muito rico em água: em 200 gramas são 188 mililitros de líquidos, cerca de um copo e meio.
Melão
O melão (94% água) pode ser saboreado sozinho ou preparando uma deliciosa salada de frutas; pode ser comido como um lanche ou para um pequeno-almoço saudável. E no verão é mesmo para matar a sede e ótimo para matar a fome como snack.
Maçã sem casca
Uma maçã por dia mantém o médico longe, e também mantém a desidratação longe do corpo. Uma maçã sem casca é rica em água, contendo 83,8g de água, além de vitaminas e minerais úteis para a saúde de todo o corpo.
Sem contar a ação antioxidante tão forte que é considerada uma fruta antitumoral e também é anti-inflamatória.
Espinafre
Como todos os vegetais de folhas verdes (que devem ser consumidos preferencialmente crus), o espinafre é rico em vitaminas e minerais preciosos. Eles contêm muita água: a concentração é igual a 95%.
Benefícios dos alimentos hidratantes
Como mencionamos, os alimentos hidratantes são grandes aliados na dieta, e podem promover muitos benefícios à saúde, além de benefícios práticos para pessoas que têm dificuldade em completar a quantidade de água diária ideal.
Os principais benefícios percebidos dos alimentos hidratantes são:
- Ajudam a hidratar o corpo sem precisar beber água;
- Garantem a nutrição do corpo enquanto hidrata;
- São fáceis de fazer várias combinações;
- Ajudam crianças e idosos a se manterem hidratados;
- Impedem a eliminação rápida da água.
Vamos ver agora com mais detalhes os principais benefícios de manter os alimentos hidratantes na dieta do dia a dia de todas as pessoas, seja de quem trabalha com consultoria ambiental orçamento, ou de quem trabalha em casa. Confira:
Ajudam a hidratar o corpo sem precisar beber água
Obviamente, esse é o primeiro benefício percebido ao inserir alimentos hidratantes na dieta. Afinal, é fato que a grande maioria das pessoas têm dificuldades de ingerir água pura.
Logo, como grande parte desse grupo de alimentos são agradáveis ao paladar, fica mais fácil ingeri-los em maior quantidade no dia a dia, e garante que o corpo fique bem hidratado sem precisar beber grandes quantidade de água.
Principalmente quem trabalha com moto entrega gás, por exemplo, é preciso inserir esses alimentos para garantir maior hidratação e evitar a desidratação ao fazer as entregas no dia a dia.
Garantem a nutrição do corpo enquanto hidrata
Outro grande benefício de inserir alimentos hidratantes na dieta é que eles são muito nutritivos, e ajudam a complementar as necessidades de nutrientes diários ao corpo.
Afinal, frutas e legumes são os alimentos que mais contêm nutrientes saudáveis e essenciais para o bom funcionamento do organismo.
São fáceis de fazer várias combinações
Como se tratam de legumes, verduras e frutas, os alimentos hidratantes são fáceis de fazer, existem diversas combinações de saladas e pratos para o dia a dia, e podem ser inseridos tanto no café da manhã, como no almoço e no jantar.
Ou seja, é possível fazer diversas combinações interessantes para fazer marmitas e ajudar a facilitar as refeições de quem trabalha em uma empresa de coleta de lixo reciclável SP, por exemplo.
Afinal, o dia a dia de quem trabalha nos escritórios de empresas acaba sendo muito corrido, e fazer marmitas com alimentos saudáveis e hidratantes ajudam a garantir a nutrição do corpo.
Sem contar que, ficar dando pausas para beber água várias vezes pode não ser tão produtivo e adequado em muitos ambientes de trabalho, e ter uma marmita com lanches de frutas hidrantes pode ser uma solução mais apropriada.
Ajudam crianças e idosos a se manterem hidratados
Um fato que não se pode ignorar é que, geralmente, os idosos e as crianças são os que menos consomem a quantidade de água adequada no dia a dia.
Portanto, assim como a mecanização da cana de açúcar contribui para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, inserir alimentos hidratantes na alimentação diária ajuda a reduzir os níveis de desidratação de idosos e crianças.
Impedem a eliminação rápida da água
É claro que beber muita água é saudável e é indicado principalmente para quem mora em regiões quentes e tropicais.
Mas muitas vezes se torna inviável ficar ingerindo muita água, pois ela é eliminada mais rapidamente do que a água que contém nos alimentos sólidos.
Ou seja, os alimentos hidratantes retém a água e ao consumir esse tipo de alento, existe um tempo maior até que faça a digestão e a água chegue até os rins, garantindo assim maior hidratação do corpo.
Afinal, em todos os alimentos que você traz para a mesa, mas principalmente nos legumes e frutas, estão escondidas porcentagens mais ou menos altas de água, 20% da água ingerida durante o dia vem de alimentos sólidos.
Com uma vantagem adicional: eles contêm de fato vitaminas, minerais e até fibras que retém a própria água e dificultam sua eliminação imediata pelos rins.
Quando comemos alimentos ricos em água, o corpo absorve a água mais lentamente porque ela fica presa na estrutura do alimento enquanto realiza a digestão.
Portanto, se tornando ideal para quem trabalha com forno de pizzaria a gás e precisa de maior tempo de hidratação, por exemplo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!