Principais fontes de carboidratos

16 de Jan, 2022Zona Cerealista

Para algumas pessoas, os carboidratos são os grandes inimigos, principalmente, se elas estiverem de dieta. Mas para outras, eles são deliciosos. De toda forma, os carboidratos são fontes de energia para o corpo humano, entretanto eles também podem fazer mal.

Pois bem, quem está tentando emagrecer ou cuidar da saúde deve ter mais cuidado com os carboidratos, principalmente os industrializados. Ou seja, ao invés de optar pelo macarrão pronto do mercado, vale mais a pena investir em uma massa talharim caseiro.

Além disso, é importante saber identificar qual tipo de carboidrato faz bem, qual faz mal e em qual quantidade deve ser inserida. Para obter essas informações, continue lendo o artigo e entenda as principais fontes de carboidratos.

O que são carboidratos?

Os carboidratos nada mais são do que biomoléculas. Eles são substâncias formadas por moléculas compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Inclusive, eles também podem ser chamados de glicídios ou açúcares.

É importante reforçar que os carboidratos continuam sendo a maior fonte de energia para os seres vivos, bem como fazem parte da composição de vários alimentos. Todos os carboidratos possuem sua origem vegetal, com exceção do mel. Por exemplo:

Dentre os cereais, podem ser mencionados o arroz, o trigo e a aveia. Já no grupo das raízes e tubérculos, pode-se citar alimentos como a batata, o aipim, a cenoura e a beterraba.

Dando sequência, as leguminosas também possuem em sua estrutura carboidratos. Dessa maneira, pode-se mencionar o feijão, a ervilha e a soja.

No grupo das frutas, por mais que pareçam saudáveis, e realmente são, elas também possuem algum carboidrato em sua composição, como é o caso da banana, maçã, manga, entre outras frutas.

Por isso, quando for no for fazer as compras do mês, balanceie a quantidade e itens de cada sessão, principalmente para montar uma dieta balanceada. Assim, dê preferência desde um pacote de arroz até açaí atacado Curitiba, se for do seu gosto.

Outro ponto importante a ser dito é que, além de serem fontes de energia, os carboidratos possuem uma função estrutural, uma vez que fazem parte da composição dos seres vivos, como a celulose e a quitina. Além disso, o carboidrato faz parte do DNA e do RNA.

Conheça a classificação dos carboidratos

Pois bem, muitas pessoas não sabem e acham que os carboidratos são todos iguais. Entretanto, quando falamos sobre esse tema, é certo dizer que eles podem ser separados e classificados em três grupos:

  • Monossacarídeos;
  • Dissacarídeos;
  • Polissacarídeos.

As classificações dos carboidratos ajudam a identificar cada um e a separar o seu modo de composição. Para ficar mais claro, siga a leitura e entenda a diferença!

Monossacarídeos

Os monossacarídeos são açúcares extremamente simples, onde sua principal diferenciação vem do fato de que o seu grupo pode ser solúvel em água.

Os principais representantes do grupo monossacarídeos são a glicose, que é produzida pelo grupo dos vegetais através da fotossíntese, a frutose, que pode ser encontrada no mel, e a galactose, que é encontrada na composição do leite.

Ou seja, uma coisa é certa: os fabricantes de estação de tratamento de água podem arregaçar as mangas, porque há água nesse grupo de carboidratos.

Dissacarídeos

Os carboidratos do grupo de dissacarídeos possuem esse nome em decorrência de serem formados a partir da junção de dois monossacarídeos distintos. Dentre esse grupo, pode-se citar a sacarose e a lactose. Ambos também são solúveis em água.

A sacarose é formada pela junção de uma molécula de glicose e uma molécula de frutose. O grupo da sacarose é feito através de uma máquina para cortar cana inteira, ou seja, ele é encontrado em cana-de-açúcar, por exemplo.

Esse é o açúcar que você já está acostumado a utilizar em casa, para colocar no café, sucos, doces, entre outros.

Já a lactose é formada através da junção de uma molécula de glicose e uma molécula de galactose. Essa composição já é referente ao açúcar encontrado no leite, onde é a principal fonte de energia para os bebês durante a fase da amamentação.

Polissacarídeos

Os polissacarídeos, diferentemente dos dissacarídeos, são formados pela junção de centenas e até milhares de monossacarídeos. Além disso, eles não são solúveis em água. Alguns polissacarídeos mais conhecidos são o amido, a celulose e a quitina.

O amido é a principal fonte de energia na alimentação. Você pode encontrar o amido no interior de caules, mas principalmente em raízes, tubérculos e sementes. Isso acontece porque as plantas armazenam o amido para ser utilizado como fonte de energia.

Vale ressaltar que se faz muito importante, ao abrir uma indústria, contratar um serviço de consultoria ambiental. Seja por conhecidos ou pesquisando no Google por: “consultoria ambiental orçamento”.

Dessa forma, você garante que não estará prejudicando o meio ambiente e também não estará prejudicando a sua própria fonte de energia. Já a celulose se faz presente na parede celular dos vegetais, sendo ele o principal componente.

E por fim, a quitina é o principal constituinte do esqueleto de insetos. Ele é um dos responsáveis por constituir o exoesqueleto, ou seja, o esqueleto externo, dos artrópodes, ou seja, dos insetos, aracnídeo, crustáceos, entre outros.

Entretanto, dentre todas as divisões e grupos de carboidratos, quais são as melhores fontes de energia para conseguir manter uma dieta equilibrada e uma boa saúde?

Quais são as melhores fontes de carboidratos?

Seria muito bom comprar um forno rotante e fazer pizza todos os dias para comer o tempo todo. Entretanto, isso deve ser feito com moderação, uma vez que a sua saúde precisa estar equilibrada de fontes de minerais e vitaminas.

Você já comeu algum alimento muito calórico e algum tempo depois já estava morrendo de fome novamente? Isso acontece por causa de uma segunda divisão dos carboidratos. Eles podem ser:

  • Simples;
  • Complexo.

Os carboidratos complexos possuem uma absorção um pouco mais lenta no organismo, provocando a sensação de saciedade por um tempo mais duradouro.

Já os carboidratos simples possuem a capacidade de serem absorvidos mais facilmente. O que provoca uma sensação de saciedade mais curta e causa a sensação de fome mais rapidamente.

Esse é o motivo de, por exemplo, você ir até uma pizzaria, se encher com diferentes tipos de carboidratos e sair de lá estufado. Entretanto, algumas horas depois você pode acabar sentindo fome novamente.

Além de um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas e glicose, é necessário construir um equilíbrio entre o carboidrato simples e complexo, para que, assim, você adquira uma dieta bem balanceada.

Dependendo dos seus objetivos, como emagrecer, ganhar massa magra ou até manter o peso, não precisa necessariamente se livrar dos carboidratos em sua dieta, mas sim, optar por carboidratos complexos.

Dessa forma, você obtém energia para os seus dias ou até para a rotina do dia a dia e ainda mantêm a sensação de saciedade por mais tempo em seu organismo. Por esse motivo, muitos atletas compram copos long drink atacado lotados de energético e comem muito carboidrato.

Dentre as melhores fontes de carboidratos complexos, pode-se citar os cereais integrais, legumes, frutas e feijão. Algumas das melhores fontes de energia de carboidratos são:

  • Frutas inteiras;
  • Batata-doce;
  • Feijão-preto;
  • Iogurte desnatado;
  • Arroz integral;
  • Pão integral.

Esses alimentos podem te ajudar a se manter energizado e saciado por algum tempo, melhorando o seu desempenho no dia a dia.

1 - Frutas inteiras

As frutas inteiras, como maçãs, bananas e morangos são ótimas fontes de carboidratos complexos.

Além disso, as bananas são muito fáceis de digerir e possuem uma carga considerável de potássio, o que é extremamente importante para manter a função nervosa e muscular do corpo.

2 - Batata-doce

A batata-doce possui muita riqueza em carboidratos complexos e, além disso, possui muita fibra, betacaroteno e vitaminas. Ademais, uma batata-doce que possui um tamanho razoavelmente médio carrega cerca de 25g de carboidratos.

Esse tipo de alimento é excelente para auxiliar na recuperação muscular e ajudar a restabelecer as suas reservas de energia.

3 - Feijão-preto

O feijão-preto é ótimo para quem deseja ganhar massa muscular. Ele é uma das melhores fontes de carboidratos. Isso porque, a cada 100g de feijão-preto, contém cerca de 9g de proteína e cerca de 60g de carboidratos.

Dessa forma, a junção do prato brasileiro, com uma porção de arroz integral e uma porção de feijão-preto, formam uma combinação rica em carboidratos complexos e proteína, então, não tenha medo de encher sua comanda eletronica para restaurante com esse pedido.

4 - Iogurte desnatado

O iogurte desnatado é uma ótima opção para o lanchinho da tarde, já que a cada porção de cerca de 160g de iogurte desnatado, contém uma média de 8g de carboidratos complexos.

Além disso, os iogurtes light possuem a capacidade de proporcionar energia mais rapidamente, sendo assim uma ótima opção para ser inserido no pré ou até pós-treino.

5 - Arroz integral

O arroz integral, diferentemente do arroz branco, é rico em fibras, o que faz com que a rápida absorção da glicose seja atrapalhada no processo. Além disso, ele também ajuda na menor ingestão dos carboidratos.

Já o arroz branco é rico em carboidrato simples, o que provoca uma rápida digestão e uma rápida sensação de saciedade por pouco tempo.

6- Pão integral

O pão integral possui fibras que ajudam a nutrir o organismo. Ademais, garantem a liberação mais lenta do açúcar no sangue. Uma fatia de pão integral possui cerca de 12,3g de carboidratos complexos.

Essas são as principais fontes de carboidratos, suas classificações e melhores fontes de energia.

Para manter uma dieta balanceada é importante se certificar que todos os componentes necessários fazem parte da alimentação de forma equilibrada e que mantenha uma grande duração na sensação de saciedade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados