Por que o excesso do consumo de sódio faz mal para você?
A resposta é bem simples: o excesso de sódio contido nos sais, tem total relação à hipertensão arterial.
O problema é que o sal é muito saboroso, assim como o açúcar.
A combinação de sal e/ou açúcar e gordura é incrivelmente saborosa. Todos têm o desejo de comer esses alimentos que em excesso nos fazem muito mal!
A quantidade de sal que está disponível hoje está muito além do que deveríamos ter em nossas dietas.
Rachel Johnson, professora de nutrição da Universidade de Vermont em Burlington:
O excesso de sódio aumenta a pressão sanguínea porque contém excesso de fluido no corpo e isso cria uma carga adicional no coração. Demasiado sódio irá aumentar o risco de acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca, osteoporose, câncer de estômago e doença renal.
Mesmo alimentos como pães e cereais podem conter grandes quantidades de sal. Nós chamamos isso de assassino silencioso porque muitas pessoas não percebem que têm pressão alta.
Entendemos então que o excesso do sódio ao organismo pode fazer muito mal. No entanto, precisamos do sódio em dosagem certa para que o organismo possa funcionar adequadamente.
De maneira geral, o sódio é um mineral essencial envolvido em muitas funções corporais importantes, incluindo função celular, regulação de fluidos e também equilíbrio de eletrólitos.
Sabendo disso, listamos abaixo algumas estratégias para ajudar você a reduzir o consumo excessivo de sódio, tornando sua alimentação mais saudável.
Veja!
1. Troque o sal tradicional pelo gersal!
O gersal nada mais é do que gergelim moído, acrescentado de uma pitada de sal.
O gergelim potencializa o sabor do sal, evitando assim o consumo exagerado.
Além disso, a semente do gergelim é um ótimo alimento: contém vitaminas do complexo B e vitamina E, é rica em manganês, cobre, cálcio, fósforo e ferro.
2. Troque o sal comum pelo sal de ervas!
O sal de ervas é uma combinação de sal marinho ou sal do himalaia com ervas desidratadas trituradas.
O consumo de ervas é uma das maneiras mais eficientes de reduzir o consumo de sódio, já que as ervas enchem os alimentos de sabor!
3. Troque o sal comum pelo sal do Atacama!
O sal do Atacama possui 40% menos sódio que o sal de cozinha convencional.
4. Flor de Sal
A flor de sal é fonte natural de ferro, zinco, magnésio, iodo, flúor, sódio, cálcio, potássio e cobre, pois não sofre nenhum processamento ou refinação posterior à sua recolha do mar.
Mas cuidado! Uma pitada de flor de sal já é suficiente para salgar a sua comida.
Você encontra estas opções e muitas outras substituições do sal de cozinha na nossa loja virtual www.zonacerealista.com.br Enviamos para todo o Brasil!
Confira ♥
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!