Oferecer um cafezinho para as visitas é um tipo de prática comum nas casas brasileiras, assim como na Inglaterra é mais habitual oferecer uma xícara de chá. Independentemente da bebida oferecida, existe algo ainda mais comum, que é o hábito de adoçar o líquido.
Antigamente era normal o uso do mel para isso, contudo, com o passar do tempo outro material passou a ser comum em todas as casas, sendo nesse caso a presença de uma açucareira não apenas nas cozinhas, mas também nas bandejas que levam café.
Prática essa que se tornou um hábito de fato, com o mesmo podendo ser dito sobre o uso desse alimento em sua bebida, no qual o amargor comum do café se torna cada vez mais raro, já que são poucos aqueles que preferem tomar essa bebida sem nada de açúcar.
Uma realidade que faz com que uma empresa que opte por procurar por máquinas de café para alugar para colocar na área de convivência dos funcionários tenha que oferecer também um pote de açúcar para que cada pessoa adoce a bebida do seu jeito.
Preferência que pode até mesmo ser preocupante para alguns indivíduos, já que em uma xícara de café é possível encontrar metade da sua composição sendo feita apenas de açúcar, roubando assim o gosto natural da bebida em questão, seja café, chá ou suco.
Situação que precisa ser vista com certa atenção, já que o consumo exagerado desse tipo de substância pode ser altamente prejudicial ao corpo humano, ainda mais se esse consumo ocorrer como uma atividade diária, como no seu café na hora do intervalo.
Cenário que pode fazer com que a mesma bebida, que em teoria seria positiva por dar energia para alguém se concentrar no trabalho, pode acabar o afastando de suas atividades, sendo necessário um atestado de saúde ocupacional retorno ao trabalho.
Isso pode ocorrer por causa da diversidade de doenças que podem ser causadas ou terem seus efeitos intensificados diante de um alto nível de glicose no seu corpo. Percentual esse que pode se intensificar justamente por causa da quantidade de açúcar consumida.
Tudo a fazer com que um elemento tão doce possa resultar em algo tão amargo.
Os perigos escondidos do açúcar
Como que dentro de um açucareiro, preenchido por uma substância tão saborosa pode levar a resultados tão prejudiciais ao corpo? Na verdade, é justamente pelo seu sabor agradável que o açúcar acaba se portando como um alimento negativo.
Isso porque os açúcares naturais, possível de ser achado nas frutas, é na verdade algo necessário para o bom funcionamento do corpo. A armadilha está no açúcar industrializado, como também nas quantidades excessivas em que ele é aplicado dentro da sua dieta.
O que valor não só para o açúcar em si, mas também para todo tipo de alimento que conta com a presença abundante desse adoçante, como é o caso das balas, pirulitos e doces em geral que atraem a atenção das crianças e que são a grande preocupação dos dentistas.
Uma apreensão que é causada pela forma com que os açúcares reagem com os dentes, possibilitando a formação de cáries e de outros problemas bucais. E assim como essa substância pode fazer mal para sua boca, o mesmo vale para o restante do corpo.
Mesmo com todo esse teor negativo, a presença dos açúcares se mostra cada vez mais comum no cardápio diário das pessoas, com um destaque em especial para o ramo das bebidas, sendo facilmente aplicado em opções como:
- Cafés;
- Sucos;
- Chás;
- Refrigerantes.
No caso do último até é possível encontrar por versões sem açúcar, dando preferência a outros tipos de substâncias com a capacidade de adoçar, no entanto, por não serem produtos naturais, os seus impactos continuam sendo prejudiciais à saúde humana.
Elementos então que acabam sendo encontrados com certa frequência na produção de biscoitos e outros produtos que passem por maquinas e equipamentos para industria alimentícia, resultando assim em alimentos altamente prejudiciais.
Sobre o excesso de açúcar em si no seu alimento, é possível sentir os seus efeitos a partir de alguns sintomas, como:
- Sede em maior frequência;
- Aumento de fome;
- Cansaço;
- Dor de cabeça;
- Sono excessivo;
- Formigamento nos membros;
- Enjoos frequentes.
Cada um desses pode ser também consequência de doenças causadas pelo aumento de glicose no seu corpo, uma reação direta do aumento de açúcar no seu organismo, o que pode ocorrer resultado até mesmo da qualidade do seu café da manhã.
Até porque um simples lanche, com a presença de um biscoito comprado de uma distribuidora de biscoito de polvilho, pode ser prejudicado caso seja consumido com um suco ou café com muito excesso de açúcar, afetando sua saúde a longo prazo.
E o que pode começar como uma glicemia, ou seja, o excesso de glicose no seu corpo, pode se tornar uma grande amplitude de enfermidades, sendo importante conhecer algumas delas, para se ter maior consideração com o seu hábito de adoçar suas bebidas.
Doenças associadas ao excesso de açúcar
Diversas são as consequências que podem ser sentidas a partir do momento em que você passa a exagerar na quantidade de açúcar presente no seu corpo, sendo indicado conhecer as mais comuns para entender melhor os riscos que você pode estar sendo exposto.
Obesidade
O sobrepeso é comum de estar associado ao consumo de alimentos gordurosos, no entanto o açúcar também pode ter sua função, até por ser comum a combinação desses elementos em diversos alimentos, como doces e sobremesas.
Por mais que a compra de aparelhos para academia de pilates possa ser uma boa opção para quem busca dar início a um projeto de perda de peso, é importante reconhecer também como o açúcar pode ter sua parte nesses quilos excessivo, sendo preciso cortá-lo.
Diabetes
O diabetes é causado justamente pelo excesso de glicose no sangue, o tornando mais fino, o que pode prejudicar o funcionamento de uma série de órgãos, afetando até mesmo a mobilidade de um indivíduo.
Para lidar com o diabetes é preciso modificar toda a sua dieta, dando preferência a alimentos mais saudáveis, visitando com uma maior frequência um atacadista de peixes, ao mesmo tempo em que se mostra necessário cortar completamente o açúcar da sua vida.
Hipertensão
É um erro comum achar que um aumento na pressão sanguínea ocorre apenas quando um indivíduo exagera no consumo de sal. Na verdade, o excesso de açúcar também pode ter sua participação em relação aos casos de hipertensão.
Isso porque os níveis abundantes de açúcar no sangue podem obstruir os vasos capilares, resultando assim em problemas do tipo cardiovascular, cenário que pode afetar no ritmo da circulação de sangue em seu organismo, favorecendo os casos de hipo e hipertensão.
Diante dessas enfermidades, é possível identificar o peso que o açúcar pode causar na vida de uma pessoa, sendo preciso repensar não só o pedido de refrigerantes em um aplicativo para bar e restaurante, mas também o consumo de açúcar presente no seu copo de suco.
Frente a essa situação, é importante recorrer ao sabor natural das suas bebidas, mas para quem prefere por um gosto mais adocicado, é recomendado ao menos procurar por soluções mais saudáveis nesse sentido.
Alternativas para o açúcar tradicional
A primeira dica é em relação ao próprio tipo de açúcar consumido, já que além do modelo refinado, existem muitas opções mais saudáveis no mercado, como é o caso do açúcar mascavo, que passa por um processo menor de industrialização.
A adoção de adoçantes na sua dieta é também uma opção, assim como a escolha do açúcar light, que costuma ser um pouco menos prejudicial. Mas de nada adianta optar por alternativas mais saudáveis se o seu consumo excessivo segue sendo uma realidade.
Nesses casos, a única solução é de fato cortar totalmente o açúcar da sua dieta, recorrendo apenas ao doce natural das frutas, fazendo então um suco saudável para completar sua refeição ao lado de um prato de massa talharim caseiro.
A inclusão dessas frutas ou do citado mel também pode ser uma opção para adoçar o seu chá ou café, permitindo também se ter acesso a bebidas muito mais saborosas sem que isso cause nenhum impacto negativo na sua saúde de uma forma geral.
Soluções essas que só poderão ser buscadas a partir do momento em que alguém passe a reconhecer como o açúcar pode ter uma presença negativa dentro da sua dieta, sendo algo capaz de adoçar seu café e ao mesmo tempo tornar seu cotidiano menos doce.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!