Para que serve a páprica doce?

19 de Jan, 2022Zona Cerealista

A páprica doce é um ótimo tempero para ser aproveitado no preparo de diferentes tipos de alimentos, atribuindo uma coloração e sabores diferentes à comida.

Você já experimentou um alimento que tinha acabado de preparar e se perguntou o que estava faltando para dar um gosto a mais? Mesmo adicionando mais uma pitada de sal ou pimenta, a comida parecia ainda não chegar no resultado esperado?

Muitas vezes o ingrediente que faltava era a páprica doce. Esse elemento pode ajudar você a alcançar ótimos resultados na cozinha se utilizado corretamente.

Dentre as diferentes receitas de família, como a famosa cobertura de morango para bolo do seu primo ou a salada de maionese especial da sua tia, a páprica doce pode te ajudar a ressaltar os sabores dos alimentos e se destacar na próxima ceia de natal.

Por esse motivo, continue lendo esse artigo e entenda a importância da páprica doce para diferentes tipos de pratos, a sua atuação na comida e como se destacar em suas receitas.

O que é páprica?

A páprica é um tempero que é feito a partir de variedades do pimentão seco e moído, ele pode proporcionar um gosto diferenciado ao alimento, além de, assim como uma fábrica de polpa de frutas, trazer inúmeros benefícios à saúde.

Isso acontece porque a páprica possui elementos antioxidantes em sua composição, o que ajuda na prevenção e no tratamento de diferentes tipos de doenças.

A páprica é uma das especiarias mais conhecidas da culinária internacional, podendo ser cultivada em diferentes regiões do mundo, porém sendo originalmente um tempero nacional da Hungria.

As cores desse elemento são fortes, possuindo a capacidade de proporcionar cor até mesmo em uma etiqueta branca adesiva, mudando sua cor neutra completamente, e elas podem variar entre o vermelho-escuro e o vermelho alaranjado.

Além de suas diferentes cores, a páprica também possui diversas características, sabores e funcionalidades, onde são divididas em seus três diferentes tipos de pápricas existentes no mundo:

  • Páprica picante;
  • Páprica defumada;
  • Páprica doce.

Esses são os três tipos de pápricas que existem no mundo e suas diferentes funcionalidades podem o ajudar na cozinha de maneiras diferentes.

Páprica picante

Como o próprio nome já diz, a páprica picante possui a característica de transmitir um sabor mais apimentado ao alimento, uma vez ele possui um sabor mais picante e pode, muitas vezes, ser misturado com outros ingredientes, como a pimenta caiena.

Páprica defumada

Já a páprica defumada possui esse nome devido ao seu modo de fabricação, onde os pimentões são secos em fogo em lenha de carvalho, a fim de proporcionar um sabor defumado, antes mesmo de serem moídos.

Páprica doce

Por fim, a páprica doce possui um sabor mais adocicado e não apresenta a característica de ardência, elemento esse muito comum em na maioria das pimentas.

Além disso, é possível utilizar os diferentes tipos de pápricas para diversas finalidades, onde também é comum misturar esses três tipos de temperos, a fim de se obter uma variedade e intensidade de gostos e ardências, fornecendo um toque especial na comida.

Entretanto, como é possível identificar os diferentes tipos de pápricas e quais são os elementos responsáveis por sua classificação?

A classificação dos diferentes tipos de pápricas

Da mesma forma que os adesivos de parede personalizados possuem diferentes características, ideais para diversas finalidades, cômodos e situações, a depender principalmente do gosto da pessoa que o utiliza. A utilização da páprica também depende.

A depender do gosto da pessoa que o utiliza, a finalidade para tal e as características que ela deseja proporcionar ao seu alimento, os diferentes tipos de pápricas podem ser ideais para diferentes situações.

A páprica doce é um dos temperos mais conhecidos no mundo da culinária, onde a sua coloração e o seu sabor podem variar consideravelmente a depender do nível de capsaicina que ela possui.

A capsaicina é um princípio picante que pode variar de acordo com o tipo de pimentão ou pimenta utilizada, dessa forma, é o nível de presença dessa substância que define o tipo de páprica que ela é.

Enquanto a capsaicina está presente na páprica picante, fornecendo o elemento apimentado, característico do tempero, a páprica doce não possui esse elemento, uma vez que as suas sementes e membranas são totalmente removidas.

Já a páprica defumada, ela se diferencia do restante, principalmente, devido ao seu processo de fabricação.

Enquanto os elementos de composição da páprica doce e da páprica picante são desidratados pelo calor, a páprica defumada se diferencia por sua desidratação realizada sob a fumaça, proporcionando ao tempero um diferente sabor e aroma dos demais.

Entretanto, dentre os diferentes tipos de pápricas, quais são os motivos para se utilizar esse tempero e quais são os benefícios que ela pode proporcionar para você?

Os benefícios do uso da páprica

A páprica é um tempero que pode proporcionar inúmeros benefícios para o seu corpo, onde esse elemento possui algumas vantagens, como o de:

  • Ser rica em antioxidantes;
  • Ajudar a controlar a dor;
  • Auxiliar no controle dos níveis de açúcar no sangue;
  • Reduzir os níveis de colesterol;
  • Melhorar a qualidade do sono.

Por ser um elemento que possui uma forte característica antioxidante, a páprica pode proporcionar muitas vantagens ao seu organismo, sendo esse um de seus muitos brindes personalizados decorrentes de sua utilização.

Ser rica em antioxidantes

Alguns dos principais elementos encontrados na composição da páprica e que são característicos por serem grandes antioxidantes são os elementos pertencentes à família dos carotenóides.

Pode-se incluir a essa classe de antioxidantes a capsantina, o betacaroteno, a luteína e a zeaxantina.

Através do seu combate aos danos causados pelos radicais livres às células, esses antioxidantes podem acarretar em uma maior prevenção ao câncer, mantém a saúde dos olhos e mantém a pele com uma aparência e característica mais jovem.

Ajudar a controlar a dor

A páprica, como já mencionado, possui em sua composição a capsaicina, sendo essa uma substância que ajuda a dor e a inflamação.

De acordo com a Progress in Drug Research, essa propriedade presente na páprica pode proporcionar uma maior proteção e combate contra doenças autoimunes que ocasionam na inflamação de membros do corpo, como artrite, danos nos nervos e problemas digestivos.

Entretanto, essa pesquisa ainda está em sua fase inicial, onde ainda não se possui uma dose exata que seja ideal definida para o controle da dor e da inflamação.

Por esse motivo, ainda não precisa pedir uma bag para motoboy lotada desse tempero se você a busca para essa finalidade, mas é correto afirmar que ele ajuda sim nessa condição do corpo.

Controlar os níveis de açúcar no sangue

Alguns estudos, também em fase inicial, apontam para uma maior sensibilidade à insulina presente na corrente sanguínea.

Por esse motivo, o consumo regular de páprica pode auxiliar em um maior controle nos níveis de açúcar presentes no sangue, graças à capsaicina que compõe o tempero.

Dessa forma, o estudo realizado pela Nutrients, em 2018, indica uma forte vantagem na utilização desse elemento como prevenção à síndrome metabólica e a diabetes tipo 2.

Reduzir os níveis de colesterol

Além disso, os carotenóides que compõem a páprica podem acarretar em uma diminuição nos níveis de colesterol LDL no organismo e o aumento de colesterol HDL, ou seja, o colesterol bom para o corpo.

Com isso, é possível adquirir uma maior proteção contra as doenças cardiovasculares e se proteger contra a síndrome metabólica.

Melhorar a qualidade do sono

Por fim, muitos tipos de pimenta, como a páprica picante, possuem em sua composição uma substância chamada melatonina.

Essa substância é muito conhecida por proporcionar o hormônio do sono, sendo muito utilizada para o tratamento contra a insônia. Dessa forma, a utilização da páprica picante pode o ajudar a possuir melhores noites de sono.

Entretanto, como é possível utilizar a páprica em suas práticas culinárias, a fim de usufruir de todos os seus benefícios?

Como usar a páprica doce?

A páprica é um elemento muito fácil para adicionar às suas receitas. Isso acontece porque ela combina com quase todos os tipos diferentes de alimentos, sejam eles salgados ou doces.

Por isso, pode preparar os seus equipamentos para açougue e os seus utensílios para sobremesa e anotar essas dicas. A páprica doce pode ser muito utilizada para temperar saladas, ovos e carnes, além de ser ideal para pessoas que não gostam de comidas apimentadas.

Esse tempero pode ser utilizado na preparação de carnes assadas, peixes, sopas, refogados e pães. Além disso, ele também pode ser salpicado sobre aves, canapés, batatas e tortas salgadas.

Entretanto, o ideal é que você não ferva o condimento, uma vez que isso pode proporcionar um gosto amargo ao prato.

Ao invés disso, experimente deixar a páprica por poucos minutos no fogo, adicionando ao fim da receita.

Dessa forma, você pode chamar os seus amigos, encher uma caixa de isopor 50 litros com diferentes bebidas e aproveitar uma comida deliciosa feita por você.

A páprica possui inúmeras funcionalidades, podendo ser adicionada aos seus pratos para proporcionar diversos sabores, cores e benefícios aos seus alimentos. Por esse motivo, a utilize moderadamente em suas receitas e aproveite as características que esse tempero pode fornecer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja mais

Comentários (1)

  • Adorei a matéria. Parabéns! Não conhecia tantos benefícios da páprica.

    Marlene

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados