AVITAMINOSE: O QUE É E A IMPORT NCIA DE MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

23 de Jan, 2023Zona Cerealista

Avitaminose é o nome dado para doenças causadas pela carência extrema de vitaminas no organismo humano.

Ela pode ser decorrente de uma falta severa de um tipo de vitamina específica, de mais de uma ou até mesmo de um complexo de vitaminas.

Exames clínicos e laboratoriais permitem verificar se o seu corpo está com deficiência de vitaminas, e assim, iniciar um tratamento adequado para evitar transtornos e patologias.

Casos leves de deficiência de vitaminas podem ser facilmente revertidos com a suplementação adequada.

Mas situações mais graves, principalmente quando diagnosticadas tardiamente, podem resultar em doenças sérias e até mesmo fatais, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral) e embolia.

O que é avitaminose e como ela surge?

Avitaminose é o termo que define classes de patologias causadas por uma deficiência grave de vitaminas no organismo. Sua empresa de calibração de balanças deve saber que existem vários tipos de avitaminoses.

Algumas recebem o nome da vitamina que falta no organismo da pessoa, e outras têm uma nomenclatura específica. Um exemplo é a xeroftalmia, causada pela deficiência de vitamina A, popularmente chamada de olho seco.

Essa condição resulta em uma não produção de lágrimas, de forma que o olho não se lubrifica causando dificuldades de enxergar. Para que você aprenda mais, pontuamos a seguir as causas mais comuns que podem levar ao surgimento da avitaminose.

Baixa ingestão de vitaminas

Quando causada pela baixa ingestão de vitaminas, a avitaminose pode ser decorrente da falta de recursos alimentares, acentuados por situações de pobreza extrema, pelo pouco ou nenhum consumo de alimentos frescos, como frutas ou verduras.

Também pode ocorrer por dietas alimentares inadequadas, quando são muito restritivas para emagrecimento.

Má absorção intestinal

Grande parte das vitaminas que ingerimos é absorvida pelo intestino. Mas quando existe algum problema nesse órgão, todo o processo fica comprometido.

Sua empresa de implementos agrícolas deve saber que algumas doenças fazem as pessoas apresentarem esse quadro, como a doença de Crohn, colite ulcerosa, neoplasias intestinais, entre outras patologias intestinais.

Má utilização metabólica

A má utilização metabólica se dá em momentos específicos da vida de uma pessoa, como na puberdade, mulheres durante a gestação ou amamentação, como resposta ao uso de alguns medicamentos, etc.

Qual a diferença entre avitaminose e hipovitaminose?

A avitaminose é caracterizada por uma deficiência extrema ou total de uma ou mais vitaminas no organismo.

Já a hipovitaminose é uma falta de vitaminas não tão severa. Ou seja, trata-se de uma carência parcial de vitaminas e complexos vitamínicos.

Sua empresa de balança industrial deve saber que um dos tipos mais comuns de hipovitaminoses é a falta de vitamina D, causada pela baixa exposição ao sol.

A pandemia e a necessidade do isolamento social fez com que as pessoas passassem cada vez menos tempo ao ar livre. Além disso, veganos, vegetarianos e pessoas que têm uma dieta mais restritiva também podem apresentar quadros de hipovitaminose.

Quais os principais sintomas da avitaminose?

Os sintomas podem variar conforme o tipo de vitamina ou complexo vitamínico que está em falta no organismo.

A carência de vitamina A causa problemas de visão e aumento dos quadros infecciosos, e de vitamina B1 (tiamina) causa sensação de formigamento pelo corpo, dificuldades de memorização, inchaço nos membros inferiores, falta de ar, perda do apetite e sonolência.

A falta de riboflavina (vitamina B2) pode levar ao surgimento de doenças oculares, como conjuntivites recorrentes e inflamações bucais.

A falta de niacina (vitamina B3) causa depressão, falta de apetite, perda de peso, surgimento de feridas na pele e problemas gástricos como enjoo e diarreias.

Sua empresa de ecobags personalizadas pode utilizar este conteúdo para conscientizar seus colaboradores sobre a importância das vitaminas. Vamos ver mais exemplos de sintomas de diferentes avitaminoses.

Avitaminoses causadas pela falta de vitamina B7 (biotina), causa conjuntivites recorrentes, ressecamento da pele, dificuldades para dormir e queda repentina de cabelo. A deficiência de vitamina C causa dores musculares, irritação, fraqueza, cansaço e maior tendência a hemorragias.

Falta de vitamina D pode causar dores ósseas e musculares, além de sensação de fraqueza. Já a escassez de vitamina E leva a diminuição dos reflexos da coordenação motora em criança e problemas intestinais em adultos.

E a deficiência de vitamina K pode causar o surgimento de manchas escuras na pele, bem como hemorragias nasais e gástricas.

O que a avitaminose pode causar?

Assim como os sintomas, as doenças decorrentes das avitaminoses são diferentes conforme o tipo de vitamina ou complexo vitamínico em falta.

Pelagra

Essa é uma doença rara que ocorre pela falta extrema de vitamina B3. Ela causa alterações na aparência da pele, como rigidez e descamação, diarreia e alterações neurológicas, como perda de memória, confusão mental e dores de cabeça.

Escorbuto

Sua empresa de etiquetas adesivas personalizadas deve saber que essa doença é causada pela deficiência de vitamina C no organismo. Se não tratada na fase inicial, essa doença pode levar a quadros de anemia, inflamações na gengiva e dificuldades no processo de cicatrização.

Nos casos mais graves, o escorbuto pode alterar a personalidade da pessoa e até mesmo levar à morte, devido a infecções e hemorragias severas.

Beribéri

Essa é uma doença causada pela deficiência de vitamina B1, e existem dois tipos: a beribéri úmida e a beribéri seca. A beribéri úmida se caracteriza por problemas cardíacos e circulatórios. Casos extremos podem causar insuficiência cardíaca.

Já a beribéri seca atinge o sistema nervoso central, resultando em perda de força muscular e até paralisia total em casos extremos.

Raquitismo

Causado pela falta de vitamina D e de cálcio, normalmente devido à baixa exposição solar e a falta de consumo de alimentos ricos nessas substâncias, como peixes, ovos, leites e derivados.

Essa doença afeta o desenvolvimento ósseo das crianças, resultando em ossos fracos ou deformidades, como sua empresa fabricante de etiquetas adesivas deve saber.

Cegueira noturna

Causada pela deficiência de vitamina A, essa doença atrapalha consideravelmente a visão, dificultando ou incapacitando o indivíduo de enxergar com precisão em ambientes com pouca luz.

Anemia perniciosa

Também conhecida como anemia de Addison, essa é uma doença causada pela deficiência grave de vitamina B12.

A doença provoca uma diminuição na quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos), bem como o aumento do seu tamanho, a diminuição do número de plaquetas e glóbulos brancos (leucócitos).

Os sintomas da doença incluem alterações na função intestinal, modificando períodos de diarreia e prisão de ventre, e até mesmo a queda de cabelo. Além disso, pode gerar cansaço excessivo, dores musculares, perda de peso e de apetite, entre outros.

Qual o perigo da falta de vitamina na gestação?

As gestantes de sua empresa de topo de bolo personalizado precisam saber o que é avitaminose e suas consequências durante o período de gestação.

Esse cuidado deve ocorrer uma vez que a deficiência de vitaminas durante a gravidez pode resultar em má formação fetal.

Além disso, pode levar a problemas como o peso da criança, que pode tanto não conseguir ganhar peso quanto sofrer com a obesidade infantil, e alterações cognitivas.

Por isso, as vitaminas na gravidez são essenciais e listamos aqui as principais para a saúde da mãe e do bebê:

  • Ácido fólico (vitamina B9);
  • Vitamina B6;
  • Vitamina D;
  • Vitamina A;
  • Vitamina C;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Zinco.

Assim como o feto, a gestante também é impactada pela avitaminose. Por exemplo, a vitamina B9 (ácido fólico), ajuda a diminuir a pressão arterial, fortalece o sistema imunológico e aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

Como evitar e resolver a avitaminose?

É importante manter uma alimentação saudável, pois essa é a melhor forma de se proteger contra esse tipo de problema.

Para a manutenção de seu organismo em geral, é preciso consumir um conjunto balanceado de vitaminas e nutrientes, extraídos de bons alimentos.

Como nem sempre é possível consumir as doses diárias indicadas, em alguns casos pode ser interessante a suplementação vitamínica.

Algumas pessoas têm receio quanto ao consumo de suplementos alimentares, mas esses produtos são fortes aliados para quem busca uma vida mais saudável.

Além de contribuir evitando a avitaminose, os suplementos também melhoram o desempenho do corpo e da mente, resultando em mais qualidade de vida.

Sua empresa de caixa de isopor 50 litros deve saber que medicamentos manipulados podem ajudar a tratar sintomas como depressão e falta de sono.

Considerações finais

Falamos aqui sobre avitaminose, nome do conjunto de doenças causadas pela deficiência de qualquer tipo de vitaminas no organismo.

Normalmente é causada por uma alimentação ruim e pobre em vitaminas. Também pode ser agravada por outros motivos, como problemas na absorção de vitaminas.

Dependendo do nível de deficiência, os sintomas das avitaminoses podem ser simples de tratar, mas em estágios muito avançados podem causar doenças mais sérias.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados