Uma forma de variar seu cardápio saudável em sua rotina alimentar é testar diferentes receitas com berinjela. Trata-se de um alimento rico em:
- Fibras;
- Potássio;
- Vitamina C;
- Vitamina E;
- Vitaminas do complexo B.
Seu consumo traz alguns benefícios para o organismo, como a melhora do funcionamento do intestino e ajuda no controle do colesterol. Esse legume também ajuda a melhorar a saúde da pele e é um grande aliado no processo de emagrecimento.
Benefícios da berinjela para a nossa saúde
Esse é um alimento que pode ser consumido em forma de lasanha, recheado, assado, refogado, como chips para petisco e até na forma de farinha de berinjela.
Havendo tantas opções de consumo para sua empresa de equipamentos para açougue, você já parou para pensar nos benefícios desse legume tão versátil?
A berinjela é saudável, suculenta e extremamente nutritiva, sendo o tipo de ingrediente que você deve ter sempre em sua geladeira, pois ela pode compor os mais diversos pratos.
Vamos falar desses benefícios e como a berinjela pode garantir o bem-estar do organismo e ainda proporcionar um emagrecimento equilibrado e saudável.
Além de ser um alimento saudável, o legume pode atuar na prevenção de alguns tipos de câncer, garantindo ótimos nutrientes para manter o corpo equilibrado e forte.
Esse vegetal é rico em vitaminas do complexo B, como B1, B3 e B6, importantes substâncias responsáveis pela manutenção do sistema nervoso central, que ajudam a prevenir o estresse oxidativo das células.
- Fortalece os ossos
O vegetal conta com substâncias que atuam no organismo garantindo o bem-estar dos músculos, ossos e dentes, uma vez que é rico em minerais como ferro, zinco, cálcio e potássio.
Sua empresa de calibração de balanças deve saber o cálcio e o potássio previne cãibras musculares, melhorando o desenvolvimento de atividades físicas regulares.
- Ajuda para que o intestino funcione de forma mais saudável
Rica em fibras alimentares, a berinjela garante a saciedade e faz com que o intestino exerça sua função de forma correta, melhorando quadros de prisão de ventre e diminuindo o risco do desenvolvimento de câncer gástrico ou de cólon.
- Reduz os níveis de colesterol
Como é um vegetal rico em fibras alimentares, ele se torna um aliado para diminuir os níveis de colesterol LDL e de triglicerídeos no sangue, deixando o coração mais saudável.
A berinjela é rica em nasunina e ancitocinas, potentes antioxidantes que atuam na prevenção de problemas cardíacos, como AVC, infarto e aterosclerose.
Sua empresa de implementos agrícolas deve saber que também é livre de gorduras saturadas, substâncias prejudiciais ao músculo cardíaco.
- Ajuda a controlar a glicemia
Como é um alimento rico em fibras alimentares, mas contém pouco carboidrato, a berinjela é uma grande aliada para controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo e ajudando no tratamento de pessoas diabéticas.
- Atua na prevenção do câncer
Na composição deste legume, encontramos a enzima tripsina, substância capaz de combater células cancerígenas. O vegetal também contém agentes antioxidantes que diminuem os riscos dos radicais livres e o desenvolvimento dessas células.
- Melhora o funcionamento do cérebro
Como falamos, trata-se de um alimento rico em vitaminas do complexo B, antioxidantes que previnem a ação dos radicais livres.
Essas vitaminas também ajudam a melhorar a capacidade de concentração e memória do cérebro, e isso é importante em seu trabalho em uma empresa de balança industrial, por exemplo.
Por possuir ácido fólico e magnésio, minerais importantes para o funcionamento cerebral, também tem-se a potencialização da memória e dos processos cognitivos.
- Fortalece o sistema imunológico
A berinjela é rica em vitamina C, um nutriente responsável por deixar o organismo livre de gripes, resfriados e alergias causadas pela mudança de tempo.
- Proporciona um bom humor
Uma componente do complexo B que é encontrada nesse vegetal, a vitamina B6, é responsável por melhorar o humor, prevenir a depressão e combater sintomas de ansiedade.
- Melhora a circulação sanguínea
Esse legume também possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos.
Isso facilita a circulação do sangue, ajudando a regular a pressão arterial. Também possui potássio, um mineral que ajuda na excreção de sódio através da urina, diminuindo a pressão arterial.
- Favorece a perda de peso
O alimento é rico em fibras, de forma que aumenta a saciedade e diminui o consumo de alimentos. Sua fábrica de caixa térmica deve saber que a berinjela possui poucas calorias, podendo ser incluída em dietas de perda de peso.
- Previne a anemia
Como é uma rica fonte de ácido fólico, seu consumo pode regular e ajudar a estimular a produção de células sanguíneas, incluindo hemácias, plaquetas e glóbulos brancos.
5 receitas com berinjela
Pontuamos a seguir, 5 diferentes formas de preparar a berinjela. São dicas simples e fáceis de fazer que você pode incluir no planejamento de suas refeições.
- Receitas com berinjela simples: grelhada com cottage e tomatinhos
A berinjela grelhada com cottage e tomatinhos é uma boa opção como entrada ou para ser consumida como prato principal. O preparo é simples, mas conta com algumas etapas que precisam ser respeitadas, como o tempo de descanso das fatias de berinjela.
Isso é importante para que o excesso de água da berinjela seja eliminada. Essa receita também leva um molho pesto de manjericão que também é fácil de fazer.
Você pode buscar por uma fábrica de polpa de frutas para ter um suco saudável para acompanhar suas refeições todos os dias.
- Mini sanduíches de berinjela agridoce
Quando o lanche é preparado com os ingredientes certos, ele também pode ser uma refeição bem saudável.
Um exemplo é esse mini sanduíche feito com antepasto de berinjela, mussarela de búfala cortada em rodelas e limão, que garante um toque adocicado em sua degustação. Essa receita tem um preparo simples e rápido que agrada diferentes tipos de paladar.
- Almôndegas de berinjela com massa integral
Como você pode ver, quando se trata de berinjela, existem diversas receitas que podem ser feitas para variar suas refeições.
Preparar a massa integral com almôndegas de berinjela são uma prova da versatilidade deste alimento. Essa é uma ótima receita para vegetarianos e veganos.
Nessa receita, a berinjela substitui a carne, mas não deixa a desejar na textura e no sabor do prato. Outro ponto interessante dessa receita é o uso da massa integral, pois ela tem mais nutrientes e fibras do que a versão tradicional das massas.
Após a refeição, para sua sobremesa, você pode se deliciar com uma pequena fatia de cheesecake com cobertura de morango para bolo.
- Receitas de mini pizza de berinjela com ricota
A mini pizza de berinjela com ricota é uma opção que pode ser consumida no lanche, como entrada ou como prato principal. O preparo é muito parecido com a berinjela grelhada com tomatinhos. Nessa receita, ela aparece como substituta para a massa da pizza.
Para isso, ela deve ser cortada em rodelas médias para receber o recheio em sua superfície. O preparo começa na frigideira e depois da montagem, o prato vai ao forno para que o queijo derreta.
- Lasanha de berinjela, uma receita clássica
A lasanha de berinjela é uma das receitas mais populares que existem, sendo mais fácil de fazer do que parece.
Para isso, basta cortar o vegetal em fatias finas, temperar o montar a lasanha, intercalando com camadas de molho, queijo e outros ingredientes. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos.
Tenha atenção ao preparo da berinjela
Apesar de existirem diversas formas saborosas de consumir a berinjela, a nutricionista Bianca Sermarini ressalta que a versão frita deve ser evitada. Principalmente para quem tem gastrite. Essas pessoas devem evitar frituras e preparações muito temperadas.
Nessas condições, o estômago sofre muitas irritações, agravando os sintomas e dificultando no tratamento da doença. A dica principal para sua empresa de ecobags personalizadas é preparar a berinjela assada ou ensopada.
Considerações finais
O consumo regular deste vegetal traz uma série de benefícios para a saúde, cuidando da saúde do coração, favorecendo a perda de peso, melhorando a circulação sanguínea e prevenindo a diabetes.
Isso ocorre, pois a berinjela é um alimento de poucas calorias, grande quantidade de água, fibras e diversas substâncias com propriedades antioxidantes, como a vitamina C, flavonoides e nasunina.
A berinjela pode ser utilizada em preparos culinários diversos, como sucos, sopas, saladas e cremes. Ela deve ser consumida crua, grelhada, assada ou cozida para manter suas propriedades. Pode ser utilizada para substituir massas em pratos como lasanhas e pizzas.
Quando o vegetal é muito grande, pode apresentar um sabor amargo, que pode ser amenizado colocando sal nas fatias e deixando agir por 20 ou 30 minutos.
Depois desse tempo, você deve lavar e secar as fatias de berinjela, levando- as para o preparo logo após esse processo. Ainda que traga muitos benefícios para a saúde, recomenda-se que não sejam consumidas mais de 3 berinjelas por dia.
Nesse caso existe o risco do desenvolvimento de alguns efeitos secundários, como diarreia, dor de cabeça, mal-estar e dores abdominais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!