O ácido úrico é prejudicial à saúde quando se acumula no sangue e não é reiterado no organismo da maneira correta. Presente em muitos alimentos do dia a dia, não consumir algo que possui esse tipo de ácido é muito difícil.
Assim como qualquer outro tipo de ácido, o úrico se concentra no sangue e nos rins, e na maori da vezes é expelido através da urina, mas conforme o consumo dele é maior, mais ele se acumula no organismo, trazendo prejuízos para a saúde.
Esse tipo de ácido se forma no organismo através da proteína que existe em alguns tipos de alimentos, e quando o consumimos, essas proteínas se transformam no ácido úrico que traz alguns problemas para a saúde quando se concentram em grande quantidade.
O excesso do ácido úrico se apresenta no corpo através do surgimento de inchaço, inflamação, dor e sensibilidade nas juntas. O acúmulo desse ácido no organismo acaba sendo redirecionado para a parte das juntas e afetando articulações de áreas como:
- Pés;
- Base dos dedos;
- Joelhos;
- Tornozelos;
- Pulsos;
- Dedos das mãos.
Uma empresa que conta com um bom elevador de carga alimentos entende como ele faz toda a diferença no bom funcionamento dos processos da fábrica, e da mesma maneira acontece em nosso organismo.
Entendemos que existem alimentos e substâncias que fazem bem e mal à nossa saúde, que ajudam no bom ou no péssimo funcionamento do organismo, podendo nos dar mais disposição ou nos deixar mal com o passar do tempo.
O ácido úrico é uma das substâncias que faz muito mal às pessoas, e não é porque você é um jovem que significa que não terá problemas, pelo contrário, quanto mais cedo começa a produção desse ácido, mais problemas você terá em sua velhice.
Para descobrir a quantidade de ácido úrico, recomenda-se o exame de sangue e o de urina, para que você saiba quanto dessa substância tem em seu organismo e o que fazer para diminuir e preservar a sua saúde.
Além de contar com uma boa sílica gel para alimentos, cuidar da alimentação no dia a dia e nos fins de semana, que é quando a maioria das pessoas costumam comer o que não é recomendado, também são passos essenciais para evitar o acúmulo dessa substância.
Pensando nisso, hoje você irá conferir 7 tipos de comidas que aumentam a produção do ácido úrico e que, se você costuma consumir com frequência, é recomendado que diminua em prol da sua saúde.
7 pratos que aumentam a produção do ácido úrico
Muitas vezes consumimos pratos que nem sabemos se irão produzir determinados ácidos em nosso organismo, e é aí que mora o perigo do aparecimento de doenças e problemas de saúde. Sendo assim, confira 7 pratos que podem potencializar a produção do ácido úrico no organismo:
- Sushi
O sushi é um prato típico que, mesmo não sendo brasileiro, arrebata quem ama esse tipo de culinária e não perde a oportunidade de visitar um novo restaurante ou rodízio de comida japonesa com sushis deliciosos.
Entretanto, essas peças são feitas com frutos do mar e mariscos como os peixes, camarões e outros alimentos que aumentam a produção do ácido úrico no organismo e por isso não é recomendado que seja consumido com frequência.
Trocar as peças de sushi por peças com frutas é uma boa opção, além de contar com uma boa análise de produtos alimentícios no ambiente para ter a certeza de que os frutos do mar estão devidamente higienizados e adequados para o consumo.
- Comida de restaurante
Não tem quem resista a um almoço ou jantar em um restaurante, e isso não está errado, mas fazer isso todo dia ou vários dias durante a semana pode ser um perigo para o seu bolso e para a sua saúde.
Isso porque a maioria dos restaurantes usam cubos de caldos de carne processados e industrializados para preparar as refeições, cubos esses que são ricos em purinas, que aumenta a produção do ácido úrico no organismo.
Por isso, opte por preparar a sua comida em casa, além de ser mais barato, você poderá cuidar de toda a preparação e garantir que o prato final seja delicioso e, o mais importante, saudável.
- Pizza
Assim como é possível encontrar uma ótima graxa para industria alimentícia hoje, encontramos pizzas dos mais variados sabores em diferentes restaurantes espalhados pelo Brasil e pelo mundo.
Entretanto, a maioria deles acaba preparando as pizzas com alimentos ricos em purinas e que aumentam a produção do ácido úrico, como a linguiça, o presunto, o frango e até mesmo a carne vermelha.
Por isso, recomenda-se que oconsumo de pizza seja diminuído durante a semana, ou então que você mesmo a prepare em sua casa, dando preferências para recheios de queijo e legumes, que trarão mais benefícios para a sua saúde.
- Espaguete à carbonara
O carbonara é um molho muito famoso e usado em massas, de preferência o macarrão, e não há como negar que o resultado final é sempre uma delícia, mas os prejuízos para a saúde são equivalentes ao seu sabor delicioso.
Isso porque o molho contém bacon, alimento que aumenta a produção do ácido úrico assim como outras carnes que provêm do porco.
Sendo assim, recomenda-se a diminuição desse consumo assim como o uso de uma boa máquina de rechear pão de alho para facilitar a rotina de quem cozinha.
No lugar do bacon, recomenda-se opções vegetarianas, como bacon vegetariano ou até mesmo o tofu defumado, que também deixará o prato final uma delícia, diminuindo a crueldade animal e ainda ajudando a qualidade da sua saúde.
- Pamonha
A pamonha é um prato típico do Brasil e muito consumida principalmente durante as festas de São João que ocorrem entre os meses de junho e julho. Preparada com milho verde, não há como negar que o prato é uma delícia, mas também muito perigoso para a saúde.
Isso porque o milho é rico em purinas e pode aumentar a produção do ácido úrico no organismo, gerando mais inchaço e dores nas articulações, por isso recomenda-se o seu consumo apenas nas festas e eventos especiais.
Além disso, também recomenda-se a avaliação da espiga do milho para ter a certeza de que ele está saudável e pronto para o preparo, assim como a realização de uma boa análise da qualidade da água para consumo humano, garantindo a saúde de todos.
- Patê de fígado
O fígado é uma parte muito específica e delicada do corpo do animal, e por isso é rico em purinas e substâncias que não são tão benéficas para a saúde da pessoa, assim como o coração e a moela dos animais, que costumam ser consumidas em grande quantidade.
Falando especificamente sobre o fígado, ele é um alimento com muita concentração de purinas, que são as substâncias que se alojam no sangue e que produzem o ácido úrico no organismo.
Sendo assim, quanto maior o seu consumo, seja em sua forma natural ou como patê, por exemplo, ele continua com a alta concentração de purinas que irão aumentar a produção do ácido úrico em seu organismo.
- Mingau de aveia
Por fim, mas não menos importante e talvez o mais surpreendente, é o mingau de aveia, que ainda é uma opção saudável para consumir, mas que precisa de cuidado e moderação, assim como se precisa para encontrar uma boa câmara de congelamento preço.
Isso porque a aveia é um cereal que possui uma quantidade moderada de purinas que influenciam na produção do ácido úrico, por isso seu consumo diário não é recomendado por especialistas.
Esses são apenas alguns dos diversos alimentos e pratos que contêm purinas que aumentam a produção do ácido úrico, normalmente são os mais consumidos pelos brasileiros e que mais precisam de atenção.
Cuide da sua alimentação e saúde
Para finalizar, não poderíamos deixar de citar as bebidas alcoólicas, que são protagonistas da rotina de muitas pessoas, ricas na concentração de purinas que aumentam e muito a produção do ácido úrico no sangue e no organismo.
Contar com um bom balcão refrigerado inox faz toda a diferença no armazenamento dos seus alimentos e das suas bebidas, mas que precisam ser consumidos com moderação e cuidado.
Nenhum dos pratos citados acima e até mesmo as bebidas alcoólicas são proibidas para sempre, pelo contrário, são deliciosas e podem ser consumidas, mas com moderação e intervalos.
Consumir esses pratos ou bebidas alcoólicas todos os dias ou durante a maioria dos dias da semana pode trazer diversos problemas para a sua saúde a longo prazo, isso porque favorecem o aumento da produção de ácido úrico.
Por isso, evite o consumo desses alimentos durante a semana e esteja sempre em acompanhamento com o seu médico, fazendo exames e monitorando dores e o acúmulo desse tipo de ácido no organismo.
Dessa maneira você conseguiria cuidar da sua saúde de uma maneira bem mais simples, se prevenindo de problemas mais graves e entendendo que é mais do que possível ter uma boa qualidade de vida de forma simples e acessível.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comentários (2)
Quais as proteínas , ou seja alguns dos alimentos que posso comer sem medo.
O que posso comer já não aguento mais já perdi 30 kilos faço dieta e não baixa