Com um nome incomum, o edamame é uma vagem ainda com grãos de soja dentro, que pode ser servida inteira ou somente o feijão.
Muitos podem falar que esse nome não pode ser associado com algum legume, fruta ou vegetal, lembrando mais um xarope para a tosse.
Mas o edamame vem ganhando grande força como um salgadinho saudável, ideal para beliscar entre as refeições. Ele chegou a ser classificado como um dos 10 alimentos mais saudáveis do mundo para o acompanhamento de uma dieta equilibrada.
É um alimento comum para atletas de alto rendimento, devido à grande quantidade de proteínas. Neste artigo vamos falar mais sobre o edamame, e principalmente uma lista de 10 benefícios desse alimento para a sua saúde.
O edamame
Se você quer uma vida saudável e equilibrada, além de comprar equipamento de pilates é preciso ter uma alimentação rica e diversificada. Esse vegetal é uma grande clássico na culinária oriental, sendo consumido em diversos países, como:
- Japão;
- Taiwan;
- Indonésia;
- China;
- Havaí.
Ele é muito utilizado em pratos de comida caseira, mas aparece também em pratos de comemorações especiais ou festas, podendo ser encontrado em restaurantes luxuosos.
Desde milhares de anos a soja vem sendo cultivada como uma das maiores fontes de alimentos para seres humanos e animais domésticos. É um vegetal que é totalmente aproveitado, sendo consumidos feijões e vagens tenras ou edamame e seus brotos.
Podendo ser utilizado para fazer farinha, molho, leite, óleo, queijo, cremes, e consumidos secos ou torrados, é um dos melhores substitutos para a carne na cozinha vegana.
Se você não anda com a saúde em dia e está precisando de um atestado de saúde ocupacional onde tirar, pode olhar com mais cuidado para sua alimentação. De forma geral, os alimentos derivados da soja possuem muitas fibras, vitaminas, proteínas e minerais.
Dentre eles, o edamame é o que possui mais valores nutricionais, mas é preciso estar sempre atento. Afinal, os produtos provenientes da soja passam por muitas modificações genéticas, podendo deixar de ser tão bom para a saúde.
Aqueles produtos derivados da soja que foi modificada geneticamente pode trazer efeitos negativos para a saúde, como câncer, alergias, transtornos hormonais, dores de cabeça e outros problemas.
Quais os benefícios nutricionais do edamame?
Uma vez que é um superalimento, o edamame é extremamente precioso do ponto de vista nutricional. Ele é saboroso e versátil, além de apresentar uma série de benefícios para a saúde, pois para começar é uma ótima fonte de proteína de origem vegetal.
Esse ingrediente ainda é rico em vitaminas do complexo B, que são importantes para fornecer energia para o corpo e auxiliar na boa circulação sanguínea.
Ele também possui altas doses de ácido fólico, ajudando a evitar a formação de homocisteína, uma substância que impede a produção de hormônios como a serotonina e a dopamina, que regulam humor, sono e apetite.
Podemos dizer que é um importante alimento no auxílio ao combate da depressão. Basicamente ele contém:
- Carboidratos;
- Proteínas;
- Ácidos Graxos Ômegas;
- Fibras dietéticas;
- Minerais;
- Vitaminas.
Você pode consumir snacks de edamame junto com um belo café passado em uma máquina de café expresso vending.
10 Benefícios e propriedades
Trata-se possivelmente de um dos produtos da soja mais recente no mercado, e o edamame vem ganhando espaço. Ele está virando um dos maiores aliados no combate à fome e deficiências nutricionais em países mais pobres economicamente ou em recursos naturais.
Este é um alimento que possui benefícios fantásticos para a saúde, por isso separamos 10 destes benefícios para você.
- Possui poucas gorduras e é rico em proteínas
Esse produto da soja acompanha a dieta de muitos esportistas, sendo um dos elementos mais importantes, principalmente para os de alto rendimento.
É uma excelente opção também para aquelas pessoas que buscam perder peso, pois é uma boa fonte de proteínas de origem vegetal e contém poucas gorduras.
As gorduras presentes no edamame são saturadas e carregam 17 gramas de proteína, o que equivale a quase um terço da quantidade diária recomendada para os homens, e quase 40% para as mulheres. Conta também com 9 aminoácidos essenciais.
Procure sempre alimentos frescos, mas busque etiquetas para indústria alimentícia que passem confiança de sua procedência.
- Ajuda o sistema cardiovascular
Trata-se de um alimento excelente para o coração e para todo o sistema cardiovascular, uma vez que conta com muitas fibras que ajudam no combate de doenças cardiovasculares.
O edamame é rico em gorduras mono e poliinsaturadas, ômega 3 e ômega 6, todos ajudando a reduzir os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea.
- Fortalece os ossos
Entre os nutrientes presentes no edamame estão a vitamina K, potássio, manganês e magnésio. O magnésio ajuda seus ossos a se manterem fortes, enquanto a vitamina K torna os ossos mais densos. O manganês e o potássio são importantes para evitar a osteoporose.
Estudos concluíram que a proteína de soja tem um grande potencial para aumentar a densidade mineral do sistema ósseo, reduzindo a perda de minerais em mulheres que estão em torno da menopausa.
Ao fazer suas compras a partir de agora não se esqueça do edamame, podendo usar um elevador de carga alimentos para carregar suas compras.
- Potencializa as funções do sistema imunológico
Esse alimento contém sobre, um mineral que otimiza o funcionamento do sistema imunológico. Esses feijões verdes da soja fornecem aproximadamente 60% da quantidade diária desse mineral ao organismo.
Existem outros benefícios escondidos também, como os compostos que atuam como o estrogênio. Isso ajuda a proteger as mulheres de alguns tipos de câncer, sendo um dos alimentos que mais contém energia.
- É uma ótima fonte de fibra
Como mencionamos, é um excelente alimento para dietas com foco em emagrecimento, pois conta com uma grande quantidade de fibras, que proporcionam uma boa sensação de saciedade.
O edamame conta com cerca de 4 gramas de fibras, sendo uma quantidade suficiente para se sentir saciado por um bom tempo, evitando as famosas beliscadas entre as refeições.
As fibras também são essenciais para ajudar na regulação do funcionamento intestinal, auxiliando na eliminação de resíduos do organismo.
- É anticancerígeno, anti-inflamatório e antioxidante
Para fazer as mais diversas receitas com edamame você pode optar por contratar uma cozinheira para residencia.
Esse alimento conta com antioxidantes que eliminam radicais livres e substâncias tóxicas do organismo. Por meio desses antioxidantes, seu sistema imunológico também fica fortalecido.
Contando com isoflavonas e saponinas que são poderosos antioxidantes, o organismo fica protegido contra radicais livres, tornando o ambiente menos propício para células cancerígenas.
Ele ainda conta com propriedades anti-inflamatórias que podem combater a artrite, dores no peito em mulheres e, segundo estudos recentes, previne o câncer de mama.
- Ajuda a aumentar a massa muscular
Esse alimento é uma das melhores fontes de proteína vegetal, principalmente se for preparado assado.
As proteínas são responsáveis pela reposição do tecido muscular, por isso é muito consumido em dietas de quem pratica halterofilismo, fisiculturismo ou por lutadores de artes marciais.
- Protege seus rins
O edamame é um alimento muito útil para combater possíveis doenças renais, pois tem a capacidade de reduzir as proteínas na urina.
- É um incrível alimento integral
Esse alimento não se destaca somente pela sua quantidade de proteína, tendo boas porções de fósforo, ferro, cobre, cálcio, sódio, potássio, vitaminas K, A, B1, B2, B3, B5 e B6.
É possível fazer um excelente grelhado de edamame que pode ser servido com frutos-do-mar, que você consegue fresco em um bom atacadista de peixes.
- Bom contra a asma
Como conta com propriedades anti-inflamatórias, esse vegetal é recomendado para evitar e reduzir ataques de asma, entre outras condições inflamatórias.
Como preparar e consumir o edamame?
Para preparar esse alimento, existem diversas formas, seja utilizando a vagem ou apenas os grãos.
Lembre-se que você não deve consumir as favas, usando os dentes para romper e vagem e consumir o conteúdo. Uma das formas mais tradicionais de preparo é no vapor onde após higienizado, você pode deixar cozinhando por 8 a 10 minutos.
É possível também ferver o edamame diretamente na água com um pitada de sal, e assim você pode consumi-lo. Para criar algo mais elaborado, você pode investir em receitas usando produção artesanal de macarrão e outros acompanhamentos, até mesmo nas saladas.
Considerações finais
O edamame, apesar da aparência, não tem nenhum parentesco com a ervilha. Trata-se da soja verde, que ainda não amadureceu.
Dessa forma, esse vegetal pode ser encontrado dentro da vagem ou em grãos já separados no mercado. Essa novidade muito característica do Japão, China e Coreia, está ganhando o mundo e sendo conhecido como um superalimento asiático.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!