Suplemento parece aumentar a função cerebral em adultos mais velhos

06 de Mar, 2024Qualidade Zona Cerealista Online
O que é bom para o seu intestino envelhecido também pode ser bom para o seu cérebro envelhecido. O primeiro estudo desse tipo sugere que tomar suplementos diários de proteína e probióticos pode melhorar as pontuações nos testes de memória em pessoas com mais de 60 anos!
O teste de memória visual e aprendizado usado no estudo é o mesmo usado para detectar sinais precoces da doença de Alzheimer. O teste duplo-cego envolveu dois prebióticos de fibra vegetal que ajudam a estimular nossos micróbios intestinais. Um deles é a inulina, uma fibra dietética da classe fructano, o outro é chamado de fructooligossacarídeos (FOS), um carboidrato vegetal frequentemente usado como um adoçante natural de baixa caloria.
Para testar o efeito desses suplementos no cérebro envelhecido, pesquisadores do King's College London esturadam 36 pares de gêmeos com mais de 60 anos. Cada dupla foi dividida aleatoriamente para que um gêmeo recebesse um prebiótico diário em uma proteína em pó e o outro recebesse um placebo diário em uma proteína em pó.
O gêmeo que, sem saber, ingeriu inulina ou FOS geralmente obteve uma pontuação maior em um teste cognitivo três meses depois. Além disso, os suplementos diários de fibra foram associados a pequenas alterações no microbioma intestinal entre os gêmeos. A Bifidobacterium benéfica, por exemplo, era mais abundante em gêmeos que tomavam inulina ou FOS. Estudos em camundongos sugerem que o Bifidobacterium reduz os déficits cognitivos regulando as conexões intestino-cérebro.
"Estamos animados em ter observado essas mudanças em apenas 12 semanas. Isso é uma enorme promessa para melhorar a saúde do cérebro e a memória em nossa população envelhecida", diz Mary Ni Lochlainn, pesquisadora de medicina geriátrica do King's College London. "Desvendar os segredos do eixo intestino-cérebro pode oferecer novas abordagens para viver de forma mais saudável por mais tempo.", completou.
Fonte: Science Alert

Veja mais

Comentários (1)

  • Olá, muito interessante essa abordagem de um suplemento para fortalecer o cérebro, espero que logo apareça nas lojas de produtos naturais.

    GELSON OLIVEIRA

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados