Suplementação de ômega 3 pode reduzir agressividade, sugere estudo

28 de Jun, 2024Qualidade Zona Cerealista Online
A partir da análise de 29 ensaios clínicos, pesquisadores encontraram uma possível relação entre a diminuição de comportamentos agressivos e a ingestão do suplemento
Por meio de uma técnica estatística que integrou os resultados de 29 ensaios clínicos randomizados, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (Penn), nos Estados Unidos, descobriram que a suplementação de ômega 3 na dieta pode reduzir comportamentos agressivos.
Os efeitos de curto prazo podem ser notados independentemente de idade, gênero, diagnóstico, duração do tratamento ou nível de dosagem. Liderada pelo neurocriminologista Adrian Raine, a pesquisa foi publicada em maio na revista Aggressive and Violent Behavior. Há anos, o especialista se dedica à investigação dos impactos da suplementação de ômega 3 no comportamento humano.
Com cinco ensaios publicados nesta linha de pesquisa, Raine desenvolveu a metanálise com os estudos de outras clínicas, de forma a confirmar os resultados que ele já havia encontrado: uma dieta rica em ômega 3, suplemento encontrado em peixes, pode diminuir a agressividade. Na média dos 29 ensaios, isso é traduzido em uma queda de 30% no comportamento agressivo.
“O suplemento de ômega 3 não é uma solução mágica que vai resolver completamente o problema da violência na sociedade. Mas pode ajudar? Com base nas nossas descobertas, acreditamos firmemente que sim”, afirma Raine, em comunicado à imprensa. “Devemos começar a agir com base nos novos conhecimentos que temos”.
Como é indicado no artigo, foram incluídas 35 amostras independentes de 29 ensaios realizados em 19 laboratórios independentes entre 1996 e 2024. Ao todo, os cientistas analisaram testes em 3.918 cobaias.
O ômega 3 reduziu os casos tanto de agressão reativa quanto da proativa. Isso significa que o comportamento mudou, respectivamente, nos casos de violência como resposta a uma provocação e na violência planejada.
Marque aquele seu amigo que está precisando dar uma acalmada! ;)
Fonte: Revista Galileu

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados