Você sabia que o colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso corpo?
Ele está presente na pele, articulações, unhas, cabelos, ossos e até no intestino! Ele é importante para:
- Manutenção e saúde da pele;
- Auxiliar na função articular;
- Composição estrutural das unhas, do cabelo, dos ossos e de diversos tecidos, incluindo a barreira intestinal.
Com o passar do tempo, a produção de colágeno diminui — por isso, muitas pessoas apostam em uma alimentação equilibrada ou na suplementação para manter os níveis ideais.
👉 Existem vários tipos de colágeno, mas os principais são:
✔️ Tipo I: mais abundante, presente na pele, tendões e ossos.
✔️ Tipo II: importante para as articulações e cartilagens.
O colágeno pode ser encontrado em suplementos e outros produtos de duas formas:
- Colágeno hidrolisado: a proteína passa por um processo que quebra suas moléculas em pedaços menores, facilitando a absorção.
- Peptídeos de Colágeno: depois de hidrolisado, o colágeno passa por mais uma etapa que separa a sua estrutura em moléculas muito pequenas e padronizadas, o que facilita mais ainda absorção pelo nosso corpo.
❗Para escolher o melhor colágeno para você, é importante conferir algumas características. A primeira delas é o tipo de colágeno e qual tecnologia foi utilizada em sua produção, assim como explicamos.
Também, é importante ficar de olho nos demais ingredientes da fórmula, que devem trabalhar em sinergia. O colágeno com ácido hialurônico, por exemplo, é uma excelente combinação quando pensamos na saúde da pele. Já o colágeno combinado com cálcio e micronutrientes é um aliado da saúde óssea.
👩🏻⚕️ De forma geral, a suplementação é uma opção prática para reforçar os níveis de colágeno no organismo. Contudo, é recomendado seguir as orientações do médico ou nutricionista para tomar o colágeno de acordo com as suas necessidades.
💬 Se ficou com alguma dúvida, comenta aqui! 👇
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!