Os melhores substitutos do leite de vaca

07 de Jul, 2022Mari Pocci

O leite de vaca não é uma opção adequada para todos. Existem vários motivos pelos quais você pode estar procurando uma alternativa, incluindo:

Alergia ao leite: 2 a 3% das crianças com menos de três anos são alérgicas ao leite de vaca. Isso pode causar uma série de sintomas.

Intolerância à lactose: Estima-se que 75% da população mundial seja intolerante à lactose, o açúcar encontrado no leite. Essa condição ocorre quando as pessoas têm deficiência de lactase, a enzima que digere a lactose.

Restrições alimentares: Algumas pessoas optam por excluir produtos de origem animal de suas dietas por motivos éticos ou de saúde. Por exemplo, os veganos excluem todos os produtos de origem animal, incluindo o leite de vaca.

Potenciais riscos à saúde: Algumas pessoas optam por evitar o leite de vaca devido a preocupações com possíveis contaminantes, incluindo antibióticos, pesticidas e hormônios.

A boa notícia é que existem muitas opções não lácteas disponíveis se você quiser ou precisar evitar o leite de vaca. Leia algumas ótimas recomendações.

Conheça agora os melhores substitutos do leite de vaca, que você pode incluir na sua dieta hoje mesmo!

Leite de Soja

O leite de soja é feito com soja ou proteína isolada de soja e geralmente contém espessantes e óleos vegetais para melhorar o sabor e a consistência.

Possui um sabor suave e cremoso. No entanto, o sabor pode variar entre as marcas. Funciona melhor como substituto do leite de vaca em pratos salgados, com café ou em cima de cereais.

Uma xícara (240 ml) de leite de soja sem açúcar contém 80 a 90 calorias, 4 a 4,5 gramas de gordura, 7 a 9 gramas de proteína e 4 gramas de carboidratos.

Em termos de nutrição, o leite de soja é um substituto não lácteo próximo do leite de vaca. Ele contém uma quantidade semelhante de proteína, mas cerca de metade do número de calorias, gorduras e carboidratos.

É também uma das poucas fontes vegetais de proteína “completa” de alta qualidade, que fornece todos os aminoácidos essenciais. Estes são os aminoácidos que não podem ser produzidos pelo organismo e devem ser obtidos da dieta

Leite de Amêndoas

O leite de amêndoa é feito com amêndoas inteiras ou manteiga de amêndoa e água.

Tem uma textura leve e um sabor levemente adocicado e de nozes. Pode ser adicionado ao café e chá, misturado em smoothies e usado como substituto do leite de vaca em sobremesas e assados.

Uma xícara (240 ml) de leite de amêndoa sem açúcar contém 30 a 35 calorias, 2,5 gramas de gordura, 1 grama de proteína e 1 a 2 gramas de carboidratos.

Comparado ao leite de vaca, contém menos de um quarto das calorias e menos da metade da gordura. Também é significativamente menor em proteínas e carboidratos.

Leite de Coco

O leite de coco é feito de água e a polpa do coco marrom.

O leite de coco tem uma textura cremosa e um sabor de coco levemente adocicado. Uma xícara (240 ml) contém 45 calorias, 4 gramas de gordura, sem proteínas e quase sem carboidratos.

O leite de coco contém um terço das calorias do leite de vaca, metade da gordura e significativamente menos proteínas e carboidratos.

Leite de Aveia

Na sua forma mais simples, o leite de aveia é feito de uma mistura de aveia e água. No entanto, os fabricantes geralmente adicionam ingredientes extras, como gomas , óleos e sal para produzir um sabor e textura desejáveis.

O leite de aveia é naturalmente doce e de sabor suave. Pode ser usado na culinária da mesma forma que o leite de vaca e fica ótimo com cereais ou em smoothies.

Uma xícara (240 ml) contém 140–170 calorias, 4,5–5 gramas de gordura, 2,5–5 gramas de proteína e 19–29 gramas de carboidratos.

O leite de aveia contém um número de calorias semelhante ao leite de vaca, até o dobro do número de carboidratos e cerca de metade da quantidade de proteínas e gorduras.

Curiosamente, o leite de aveia é rico em fibras totais e beta-glucana, um tipo de fibra solúvel que forma um gel espesso à medida que passa pelo intestino.

Leite de Arroz

O leite de arroz é feito de arroz branco ou integral moído acrescentando água. Tal como acontece com outros leites não lácteos, muitas vezes contém espessantes para melhorar a textura e o sabor.

O leite de arroz é o menos alergênico dos leites não lácteos. Isso o torna uma opção segura para pessoas com alergias ou intolerâncias a laticínios, glúten, soja ou nozes.

O leite de arroz é suave no sabor e naturalmente adocicado. Tem uma consistência ligeiramente aguada e é ótimo para beber sozinho ou batidos, em sobremesas e com aveia.

Uma xícara (240 ml) de leite de arroz contém 130 a 140 calorias, 2 a 3 gramas de gordura, 1 grama de proteína e 27 a 38 gramas de carboidratos.

O leite de arroz contém um número de calorias semelhante ao leite de vaca, mas quase o dobro de carboidratos. Ele também contém consideravelmente menos proteína e gordura.

Leite de Castanhas

O leite de castanhas é feito de uma mistura de castanha de caju ou manteiga de caju e água.

É rico e cremoso e tem um sabor doce e sutil de nozes. É ótimo para engrossar smoothies, como creme no café e como substituto do leite de vaca em sobremesas.

Uma xícara (240 ml) de leite de caju sem açúcar contém apenas 25 a 50 calorias, 2 a 4 gramas de gordura, 0 a 1 grama de proteína e 1 a 2 gramas de carboidratos.

O leite de caju contém menos de um terço das calorias do leite de vaca, metade da gordura e significativamente menos proteínas e carboidratos.

Onde comprar Leites Vegetais?

Você encontra Leites Vegetais na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista disponível para Android e IOs. Enviamos para todo o Brasil!

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados