A amamentação é um momento especial, delicado e extremamente importante tanto para a mulher quanto para a criança, pois enquanto uma está se alimentando, outra está dando o que o pequeno ou pequena precisa para sobreviver em seus primeiros meses de vida.
Por isso, a mamãe precisa de muito cuidado durante essa fase importante da sua vida, e quando falamos do cuidado, não nos referimos apenas ao cuidado físico e mental, mas também ao cuidado com a alimentação.
Isso porque muitas mulheres pensam que para ter um período de amamentação confortável, basta saber o que fazer com o bebê e com a mama, mas o processo vai muito além disso.
A alimentação correta é uma parte extremamente importante para a saúde de uma mulher e a de seu bebê, afinal de contas, tudo o que você consome irá influenciar na produção do leite materno que irá para o organismo da criança.
Pense em uma empresa que trabalha com a produção de alimentos e que conta com diversos andares para transportar esses alimentos. Contar com um bom elevador de carga alimentos fará toda a diferença na rotina desse negócio, não é mesmo?
Pois bem, da mesma maneira funciona com a alimentação de uma mulher que amamenta. Quando ela conta com os alimentos certos, a produção de leite será ainda maior e o processo de amamentação bem confortável para ela e para o bebê.
Não é novidade para ninguém que a alimentação é uma parte extremamente importante para a qualidade de vida de qualquer pessoa, e quando falamos de uma mãe que ainda amamenta o seu filho, o caso precisa de ainda mais cuidado.
Existem determinados tipos de alimentos que podem atrapalhar esse processo, fazendo com que a produção de leite seja diminuída ou que ela venha com menos vitaminas e nutrientes para ajudar no bom desenvolvimento do pequeno ou pequena.
Por isso, muitas mulheres optam por usar sílica gel para alimentos com a intenção de preservar os alimentos por mais tempo, tornando sua rotina mais prática e gerando uma alimentação saudável mesmo na correria do dia a dia.
Afinal de contas, cuidar de um bebê que ainda mama e das diversas outras responsabilidades da vida de uma mulher não é nada fácil, por isso quanto mais praticidade ela tiver em sua rotina, melhor será.
Muitas mulheres acabam deixando o seu autocuidado de lado para se dedicar aos seus bebês, o que é algo completamente compreensível, afinal a mulher sempre precisa lidar com mais responsabilidade com a chegada de um bebê, e a amamentação é uma delas.
Por isso, cuidar da saúde pode parecer algo simples, mas que já faz toda a diferença na disposição e no bom desempenho do processo de amamentação, e cuidar da alimentação está longe de ser algo difícil.
Claro que contar com uma boa análise de produtos alimentícios é essencial para que você saiba o que está consumindo e tenha a tranquilidade de saber que está comendo algo saudável e bem higienizado que irá ajudar na produção do alimento do seu bebê.
Entretanto, existem maneiras mais simples de cuidar da alimentação da mulher durante a fase da amamentação e contando com alimentos acessíveis e ricos em nutrientes e vitaminas para uma melhor qualidade da saúde.
Pensando nisso, hoje você irá conferir alguns cereais e grãos que fazem bem para a saúde da mamãe e ainda auxiliam na melhor produção do leite materno, podendo ser consumido de diferentes maneiras.
5 grãos e cereais para consumir durante a amamentação
Sabemos bem que o período de amamentação é uma fase complicada para a mulher, pois ela acaba se dedicando por completo ao bebê e nem sempre tem tempo de preparar uma refeição deliciosa e saudável para ela mesma.
Por isso, optar por alimentos práticos é sempre uma boa opção para as mamães, assim como a graxa para industria alimentícia é uma boa opção para as empresas que desejam garantir a qualidade de seus produtos.
Sendo assim, os cereais e grãos são alimentos práticos e versáteis para as mães, podendo ser consumidos de maneiras diferentes e em qualquer hora do dia, além de serem ricos em nutrientes e vitaminas. Confira abaixo alguns dos principais para as mamães.
- Aveia
A aveia é um dos cereais mais consumidos em todo o mundo, pois são ricos em nutrientes e vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do organismo, auxiliando no aumento da imunidade, na regulação do intestino e na saúde como um todo.
Esse alimento pode ser consumido junto com frutas cortadas, assim como inseridos em vitaminas ou até mesmo no preparo de um delicioso mingau durante o café da manhã ou no lanche da tarde.
Se você tiver ou adquirir uma máquina de rechear pão de alho, terá mais uma facilidade no seu dia a dia que te entregará alimentos deliciosos e preparados de maneira rápida para te ajudar a comer bem e com praticidade durante o dia a dia.
- Granola
A granola é um dos grãos mais consumidos em todo o mundo. O alimento nada mais é do que a junção de diversos grãos e até mesmo algumas frutas secas que auxiliam no bom funcionamento do organismo.
Elas são fáceis de encontrar em supermercados e podem ser consumidas sozinhas ou junto a um iogurte natural ou até mesmo em um bolo caseiro para comer no fim da tarde, à noite ou até mesmo na madrugada durante o tempo que estiver amamentando o bebê.
As granolas são ricas em nutrientes e vitaminas que auxiliam na manutenção da boa produção de leite, assim como o equilíbrio da glicose no sangue e no bom desempenho do intestino e aumento da imunidade.
- Nozes e castanhas
Contar com uma boa análise da qualidade da água para consumo humano é essencial para que as mulheres tenham tranquilidade na hora de preparar seus alimentos e até mesmo em darem água para seus bebês tomarem.
Além disso, contar com alimentos como as nozes e as castanhas também pode fazer toda a diferença na saúde de uma mulher que amamenta, pois elas são ricas em proteínas que ajudam na produção de leite.
As nozes e as castanhas, desde a castanha-do-pará até mesmo a castanha-de-caju, são nutritivas e proteicas para a mulher, gerando mais energia para o dia a dia, mas não é recomendado que coma muito dela durante o dia, pois são bem oleosas.
- Quinoa
A quinoa é uma ótima opção de grão para as mamães que estão no processo de perda de peso após o parto ou que desejam mudar sua alimentação para recuperar o corpo que tinham antes da garvidez ou mudar ele por completo.
Além de contar com uma boa câmara de congelamento preço que caiba no seu bolso para armazenar a quinoa da mentira certa, ela é um alimento rico em proteína e uma opção mais saudável do que o arroz para as que desejam diminuir o consumo de carboidratos.
Entretanto, o seu consumo diário não é recomendado devido a sua baixa concentração de carboidratos que são fontes de energia, característica essencial para as mulheres que amamentam e precisam de bastante disposição no dia a dia.
- Arroz integral
Se a quinoa não é recomendada todos os dias, nos outros você pode optar pelo arroz integral, que já é mais saudável do que o arroz branco, que além de ajudar na diminuição do consumo de carboidratos, é rico em nutrientes e vitaminas.
Não podemos esquecer, é claro, que o arroz integral é uma ótima fonte de energia, que dá mais disposição para a mulher conseguir lidar com a loucura que é a rotina de amamentação e que exige muito do físico dela.
Contar com um balcão refrigerado inox é uma ótima opção para que você possa deixar o seu arroz lá, e durante a semana ir esquentando suas porções e comendo no dia a dia, o que traz mais praticidade para a sua rotina.
Essas são apenas algumas das opções de cereais e grãos que você pode acrescentar nas suas refeições e na sua rotina, trazendo diversos benefícios para você e para o seu bebê, como:
- Melhor produção de leite;
- Aumento da imunidade;
- Bom funcionamento do intestino;
- Diminuição de constipação;
- Menor sensação de inchaço;
- Melhor cicatrização de fissuras;
- Mais disposição e energia;
- Melhor qualidade do sono.
Tudo isso afeta diretamente a mulher que amamenta e também o seu bebê, que irá sentir o impacto de uma boa alimentação na hora da mama e também irá desfrutar dos benefícios do consumo de cereais e grãos como os mencionados acima.
Considerações finais
Dessa maneira, cuidar da sua saúde mesmo durante a amamentação torna-se um processo ainda mais prático do que se imagina, garantindo sua saúde e a do seu bebê, fazendo dessa fase um momento especial e saudável para ambos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!