AS POLÊMICAS SOBRE O FLÚOR E A PASTA DE DENTE CASEIRA
23 de Oct, 2015Zona Cerealista
Compartilhar
Um movimento crescente de pessoas buscando pastas de dente sem flúor ou mesmo pastas de dente caseiras tem ocorrido nos EUA e também no Brasil. Este movimento é uma reação às evidências de que o consumo regular de altas doses do flúor (que também está presente na água encanada) pode ocasionar prejuízos à saúde. Em 2006, após passar mais de dois anos revisando e debatendo centenas de estudos, um comitê do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA publicou um relatório que legitimou algumas das colocações feitas pelos opositores da fluoretação. O relatório concluiu que o atual limite de fluoreto na água encanada (que possui concentração muito menor do que o flúor contido nas pastas de dente comerciais) deveria ser diminuído por causa dos altos riscos tanto para crianças como para adultos. Nas crianças, a exposição constante ao fluoreto poderia descolorir e desfigurar os dentes permanentes – a fluorose dental. Nos adultos, poderia aumentar o risco de fraturas ósseas e, possivelmente, de fluorose esqueletal moderada, doença que provoca enrijecimento das articulações.
Mas como fazer uma pasta de dente caseira? Um ingrediente 100% natural muitíssimo procurado tem sido o pó de juá, que é produzido a partir da entrecasca da árvore Juá. O juá é rico em saponinas, que possuem ação detergente natural, higienizante, adstringente e antisséptica. Combate cáries, placa bacteriana, mau hálito, clareia e limpa naturalmente. Existem algumas poucas e raras pastas dentais comerciais com juá no mercado brasileiro.
Mas é seguro substituir o flúor pelo pó de juá? Essa certamente é uma pergunta polêmica que ainda levará anos para ter uma resposta clara. Enquanto isso, nos resta seguir a evolução dos estudos sobre o tema!
Veja abaixo uma receita bastante popular de pasta de dente caseira a base de pó de juá:
Ingredientes:
2 colheres de sopa de pó de juá
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
1 xícara de água filtrada
2 colheres de sopa de menta desidratada
3 cravos da índia
1 pitada de canela em pó
Preparo:
Leve a linhaça, a hortelã e os cravos para cozinhar junto com a água, em fogo baixo, por 5 minutos. Coe, adicione o juá e a canela e misture bem. Aplique uma pequena quantidade sobre a escova de dentes e escove normalmente. Acondicione em recipiente tampado e conserve em geladeira.
Os ingredientes, incluindo o pó de juá, você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br Enviamos para todo o Brasil.
#juá #fluor #pastadedente #zonacerealista #zonacerealistaonline
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!