8 dicas infalíveis para produzir os melhores pães caseiros

29 de Sep, 2022Mari Pocci

Segundo um mestre padeiro francês!

Embora assar pães caseiros do zero pareça impossível no começo, a tarefa se tornará mais tranquila com o tempo, graças a alguns truques fáceis!

Segundo dicas do Chef Dominique Moudart, mestre padeiro do Le Cordon Bleu London, estes pequenos truques prometem fazer toda diferença na sua produção de pães caseiros. Ficou curioso? Acompanhe até o final!

Como membro da Association Ouvrière des Compagnons du Devoir, o Chef Dominique viajou por sete regiões da França para explorar as variedades locais de pão e métodos de produção, adquirindo um conhecimento abrangente da panificação artesanal. Ele também possui um diploma de Master Baker francês.

Aqui estão os passos essenciais do Chef Dominique para assar os melhores pães caseiros

  1. TENHA UMA BALANÇA DE ALIMENTOS
    Pesar ingredientes – principalmente farinha – é muito mais preciso do que usar medidas volumétricas (ou seja, seus copos medidores imprecisos). "Medidas exatas são uma necessidade absoluta", diz o Chef Dominique. "Um miligrama aqui ou ali pode ser um desastre."
  2. EXPERIMENTE NOVAS FARINHAS!
    Baseie isso no tipo de pão que você está fazendo. Farinhas mais ricas em glúten, ajudam no crescimento. Para os celíacos, experimente conhecer Goma Xantana ou Farinhas sem glúten (há uma infinidade na nossa loja virtual). Você pode substituir a farinha de trigo por farinha de amêndoa, farinha de arroz e etc (e vice-versa) usando uma proporção de 1:1. Se você quiser usar farinha de pão como substituto da farinha de trigo, seus pães e doces terão um pequeno impulso extra.
  3. EVITE SOVAR MAL, OU SOVAR DEMAIS A SUA MASSA
    Parece óbvio, mas muitos cometem esse grande erro ao assar produzir pãezinhos em casa. Aqui está uma maneira simples de verificar se você sovou suficiente: você deve ser capaz de esticar sua massa de 2 a 4 polegadas sem que ela se rompa! ;)
  4. CUIDADO COM O SEU FORNO
    Se seus produtos assados ​​estão consistentemente saindo muito leves, muito secos ou demorando mais para assar do que a receita diz, seu forno pode não estar devidamente calibrado. Use um termômetro de forno para verificar se a temperatura interna é exata e fique de olho no pão enquanto ele está assando para garantir que ele não comece a queimar.
  5. USE O FERMENTO CERTO E ARMAZENE-O ADEQUADAMENTE
    A maioria das máquinas de pão, por exemplo, requerem fermento de "ação rápida", então verifique o que a receita exige antes de começar a assar. Certifique-se de que o fermento não está vencido, pois o fermento antigo não funcionará tão bem.
  6. TEMPERE BEM!
    O sal não é importante apenas para o sabor: ele tem muitas interações químicas com a farinha e o fermento que dão boa estrutura e textura ao pão. "Não tenha medo do sal", diz o Chef Dominique. "Você quer apenas o suficiente para que o pão não fique sem graça, mas prove a massa para ter certeza de que não está usando mais do que o necessário."
  7. USE O TESTE DE "PUXÃO" NA SUA MASSA
    A prova é o descanso final de um pão antes de ir ao forno. O tempo de pausa excessivo da massa (ou seja, deixá-la por muito tempo descansando) pode limitar o crescimento do pão, porque eventualmente o pão afundará novamente. A impermeabilização terá um efeito semelhante. Certifique-se de colocá-lo no forno na hora certa, dando um puxão suave no pão com a ponta do dedo: ele deve deixar um pequeno recuo e voltar muito lentamente.
  8. SEMPRE AQUEÇA O LEITE
    Apenas um pouco, mas o suficiente para que o fermento não seja retardado pela gordura do leite.

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos!

Você encontra inúmeras receitas de pães caseiros no nosso blog! Vale a pena conferir.

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados