Dieta Vegana
A cultura do veganismo tem se tornado cada vez maior e mais comum. Cada vez mais pessoas tem decidido seguir o padrão de vida vegano seja ele por razões ambientais, éticas ou de saúde. Seguida corretamente, a dieta vegana pode resultar em vários benefícios para a saúde, como um melhor controle de açucar no sangue e menor taxa de gordura corporal. Porém, em alguns casos, uma dieta exclusivamente de vegetais, pode trazer deficiências de nutricionais, aqui traremos algumas dicas para melhor aproveitar dessa dieta.
O que é uma dieta vegana?
O veganismo é definido como não só uma dieta, mas como um estilo de vida, já que preza por excluir todo tipo de contato com produtos que tenham sido gerados de exploração animal, seja ela grande ou pequena.
Estendendo-se desde a dieta de não se alimentar de carne e derivados, até as roupas que vai usar, shampoo e cosméticos. Já as dietas, se restringindo apenas à não alimentação de carne, é conhecida como vegetarianismo, embora haja variações. Vamos listar algumas das mais conhecidas:
• Dieta vegana com alimentos integrais: Uma dieta baseada em uma grande variedade de alimentos vegetais integrais, como frutas, legumes, grãos integrais, legumes, nozes e sementes.
• Dieta lacto-ovo-vegetariana: Baseada nos mesmos princípios de uma dieta vegetariana, sem carnes de nenhum tipo, porém ainda com ovos, leite e derivados.
• 80/10/10: É uma dieta vegana de alimentos crus que limita as plantas ricas em gordura, como as nozes e abacate e depende principalmente de frutas cruas e verdes suaves. Conhecida como dieta vegana low carb ou dieta frutariana.
• A solução de amido: Uma dieta vegana com baixo teor de gordura e muito carboidrato semelhante à 80/10/10, mas que se concentra em amidos cozidos, como batatas, arroz e milho, em vez de frutas.
• A dieta prosperar: A dieta prosperar é uma dieta vegana de alimentos crus. Os seguidores comem alimentos integrais à base de vegetais que são crus ou minimamente cozidos em baixas temperaturas.
• Dieta vegana para junk food: Uma dieta vegana sem alimentos vegetais integrais que dependem muito de carnes e queijos, batatas fritas, sobremesas veganas e outros alimentos vegans altamente processados.
Cuidados ao se tornar adepto
Os cuidados que um vegano/vegetariano precisa ter em sua dieta, é com a absorção de nutrientes e vitaminas. Proteína, ferro e vitamina B12 são as que mais tem que se atentar. Esses nutrientes ocorrem naturalmente em animais, mas não em todas as plantas, por isso consultar um medico e nutricionista é essencial para se iniciar ao estilo de vida.
Comece aos poucos, cortando os alimentos não permitidos um de cada vez e buscando substitutos. Crianças também podém ser veganas, desde que o pediatra e nutricionista autorizar.
Com todos os cuidados tomados e suplementação adicionada à dieta se necessário, O veganismo é uma ótima maneira de tomar conta do nosso planeta e ser saudável ao mesmo tempo.