Café Gourmet
Quando se tem um dia de trabalho longo e monótono, uma boa xícara de café pode fazer toda a diferença. Milhões de pessoas dependem disso para mantê-las energizadas durante todo o dia, café está aqui para atender a essa necessidade. Então por que não levá-lo à excelência?
Os consumidores
Desde o momento em que foi descoberto pela primeira vez, o café tem sido uma das bebidas mais populares do planeta, principalmente por seu sabor rico e qualidades estimulantes.
Até recentemente, os fornecedores de café ofereciam poucas alternativas além do seu habitual, preto curto, preto longo, latte, cappuccino, e o básico café com leite.
Mas o consumidor de café de hoje se tornou muito mais sofisticado. O café agora vem em quase qualquer sabor, força ou combinação para satisfazer até mesmo o amante do café mais exigente.
Os cafés gourmet não são mais reservados apenas para uma ocasião especial, mas um número crescente de pessoas mantém cafés gourmet em suas prateleiras para qualquer ocasião.
O que é Café Gourmet?
O café gourmet é simplesmente um café regular ao qual foi submetido um cuidado extremamente criterioso para se obter grãos manualmente selecionados à temperatura controlada e cronometrada, com seleção de grãos criteriosa, tudo para se obter o melhor aroma e sabor. Acrescente a isso, as variações sutis no sabor e textura dos grãos de café de partes selecionadas do mundo com climas e elevações variadas e você terá a combinação perfeita para o café gourmet. A maioria de nós já teve uma boa xícara de café com algo para beliscar. Talvez fossem biscoitos de chocolate, cheesecake, nozes, salgadinhos, ou qualquer outra delícia imaginável. Com um café gourmet, você pode sentir como se estivesse degustando de ambos, sem realmente estar comendo algo.
Café Tradicional x Café Gourmet
O café é avaliado por toda a cadeia de processamento, de acordo com seu aroma, sabor, acidez, amargor e doçura. Ao final da avaliação, o produto recebe uma nota, dentro de uma escala de 0 a 10, conhecida como Nota de Qualidade Global.
Café Tradicional: Ele pode ser feito tanto com qualquer tipo de grão, sendo eles separados de quebrados e velhos ou não. A mistura desses grãos resulta numa bebida mais amarga, além de ter sabor e aroma de menor qualidade. Esse café deve passar na avaliação com nota igual ou superior a 4,5 na escala da Nota de Qualidade Global. Inferior a isso, o produto é classificado como não recomendável.
Café Gourmet: É um café de alta qualidade, geralmente feito com grão 100% da espécie arábica. Segundo a ABIC, o café que recebe o símbolo gourmet deve receber nota igual ou superior a 7,3 na escala da Nota de Qualidade Global. Suas embalagens costumam ser mais sofisticadas, com válvulas aromáticas — agregando, com isso, mais valor ao produto. Este café pode também receber sabor aromatização de qualquer sabor, além de possuir menos cafeína que o café tradicional.