Os benefícios e usos dos Farelos

Quando falamos em "farelo" logo nos vêm à mente alguma sobra ou resquício. Contudo, se tratando de alimentação, o termo pode ser um importante aliado a nossa saúde!

A IMPORTÂNCIA DOS FARELOS

Consumir farelos e cereais integrais é algo recomendável para um bom funcionamento do organismo, principalmente no que diz respeito ao aparelho digestivo. Afinal, esses alimentos, cada vez mais utilizados como fonte de fibras, auxiliando na boa digestão.

As fibras alimentares podem ser definidas como um conjunto de substâncias derivadas de vegetais que são resistentes à digestão e absorção no intestino delgado humano, com fermentação completa ou parcial no intestino grosso. Ou seja, a fibra é uma parte do alimento que não é absorvida e passa direto pelo intestino.

O farelo tem mais fibras do que o grão em si, e em ambos os casos os dois tipos de fibras estão presentes: as insolúveis, como a celulose, que não são quebradas pelo nosso corpo. E as solúveis, estrelas desse alimento, que tem sua maior representante nas beta-glucanas.

Estudos mostram que a ingestão do cereal, especialmente na forma de farelo, é benéfica para quem tem essa taxa alta, já que ocorre uma diminuição de até 10%.

FARELO DE AVEIA

A aveia é amplamente considerada como um dos grãos mais saudáveis ​​que você pode comer, pois contém muitas vitaminas, minerais e fibras importantes.

O farelo de aveia é a camada externa da aveia, que fica logo abaixo do casco não comestível. Enquanto aveia grumos e aveia de corte de aço naturalmente contêm farelo, farelo de aveia também é vendido separadamente como seu próprio produto.

BENEFÍCIOS DO FARELO DE AVEIA

Por ser um alimento funcional, o farelo de aveia está associado à muitos benefícios para a saúde. É considerado pelo Ministério da Saúde como um alimento funcional. O farelo de aveia tem mostrado desacelerar a digestão dos carboidratos, reduzindo assim os picos prejudiciais e as perdas de açúcar no sangue.

BENEFÍCIOS DO FARELO DE TRIGO

O farelo de tringo também um alimento funcional, o que o torna bem denso em nutrientes, sem atrapalhar em calorias vide que meia xícara (29 gramas) tem apenas 63 calorias, o que é minúsculo, considerando todos os nutrientes que ela embala. Além disso, é baixo em gorduras totais, gorduras saturadas e colesterol, bem como uma boa fonte de proteínas vegetais, oferecendo cerca de 5 gramas de proteína por meia xícara (29 gramas). Indiscutivelmente, a característica mais impressionante do farelo de trigo é o seu conteúdo de fibra. Meia xícara (29 gramas) de farelo de trigo fornece quase 13 gramas de fibra alimentar, que é 99% do VD (valor diário). Uma característica muito marcante está no poder contra a constipação, ele oferece muitos benefícios para sua saúde intestinal.

A fibra insolúvel presente no farelo de trigo pode ajudar a aliviar ou prevenir a constipação e manter os movimentos intestinais regulares. Além disso, estudos mostraram que o farelo de trigo pode reduzir os sintomas digestivos, como inchaço e desconforto, e é mais eficaz em aumentar o volume fecal do que outras formas de fibra insolúvel como aveia e certas frutas e vegetais. O farelo de trigo também é rico em prebióticos, que são fibras não digeríveis que atuam como fonte de alimento para as bactérias intestinais saudáveis, aumentando seu número, o que, por sua vez, promove a saúde intestinal.

COMO CONSUMIR?

Tanto o farelo de trigo quanto o farelo de aveia podem ser adicionados em diferentes preparações. O de farelo de aveia no cozimento pode ser mais interessante por absorver o sabor dos temperos e alimento que cozinham em conjunto, sem perder seus nutrientes. Já o farelo de trigo é mais interessante em bolos, pães, muffins, biscoitos e receitas de forno por ser um ótimo substituto para a farinha de trigo. E ambos são muito bons também em vitaminas, frutas e iogurtes, cereais, gelatinas, rações e muitas outras.

São muito versáteis e existem inúmeras dietas para você enquadrar estes alimentos à sua rotina.

EMAGRECER COM FARELOS?

Alguns cereais podem ajudar no controle do peso devido à alta quantidade de fibras aimentares. Isso ocorre porque as fibras solúveis, também conhecidas como beta-glucanas, reduzem a absorção de gorduras pelo organismo. O gel formado por essas fibras se fixa nas moléculas de gordura, levando-as para fora do corpo, durante o processo de digestão, sem que sejam absorvidas.

Mas, para que isso faça diferença na balança, é preciso tomar cuidado com o que colocar no prato. Não adianta comer menos, mas montar uma refeição rica em gorduras, açúcares e alimentos processados.