Trigo Sarraceno: Uma Breve História do Grão Antigo e Suas Origens

28 de Mar, 2024Qualidade Zona Cerealista Online

Começo de uma novidade para muitos e uma tradição ancestral para outros, o Trigo Sarraceno faz parte das dietas mais saudáveis e naturais do mundo. É um "pseudo-cereal", não pertencente à família dos grãos de trigo, mas a uma espécie de trevo conhecido como buckwheat.

A popularidade do Trigo Sarraceno data de mais de 8.000 anos na Ásia, onde foi um dos primeiros alimentos domesticados. Na China e no Tibete, o Trigo Sarraceno tem sido cultivado há séculos. Sua versatilidade na culinária e sua capacidade de crescer em solos pobres e períodos frios ajudaram a torná-lo um alimento básico em muitas culturas ao longo do tempo.

Em algumas partes da Europa, o trigo sarraceno foi um pilar na dieta popular, especialmente em áreas onde o clima era muito rigoroso para o cultivo de grãos mais tradicionais, como o trigo ou a cevada. Na França, crepes de trigo sarraceno são consumidos desde o século 12. No norte da Itália, a polenta de trigo sarraceno era comumente usada para fazer pães e pastas.

Atualmente, é bastante valorizado por ser livre de glúten e oferecer um sabor delicioso, além de ser fonte de nutrientes essenciais. Suas propriedades incluem proteínas, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e fibras, que contribuem para uma dieta equilibrada e saudável.

Como utilizar o Trigo Sarraceno? Por ter um sabor mais robusto e terroso, é comumente usado em pratos quentes, como sopas e guisados. Também pode ser moído para farinha e usado em pães, biscoitos e bolos. Em formatos de massas, chamadas soba, são bastante populares na culinária japonesa.

Quer experimentar este grão antigo e versátil? Na Zona Cerealista Online, você encontra Trigo Sarraceno da melhor qualidade. Aproveite essa delícia, unindo praticidade, preço acessível e um vasto universo de sabores e nutrientes para a sua dieta!

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados