O "fat bloom" é um fenômeno que ocorre quando o chocolate é exposto a temperaturas inadequadas, causando uma formação esbranquiçada na superfície. Isso acontece porque a manteiga de cacau se cristaliza de forma instável e se separa dos outros componentes do chocolate. Esse defeito pode ser corrigido ao refazer o processo de temperagem, que consiste em aquecer e resfriar o chocolate de forma controlada para formar cristais de gordura menores e mais estáveis.
Os nibs de cacau são pedaços de semente de cacau que passaram por processos de secagem, torragem e trituração. Eles são ricos em minerais, proteínas, fibras e antioxidantes, e têm um sabor amargo e intenso. Eles podem ser consumidos com frutas, smoothies, bolos e sorvetes. Como os nibs de cacau são menos processados do que o chocolate, eles contêm uma quantidade maior de manteiga de cacau. Portanto, eles também podem sofrer o efeito do "fat bloom" se forem armazenados ou expostos a temperaturas muito altas ou muito baixas.
Isso torna o chocolate e o nibs de cacau impróprios para o consumo? A resposta é não. Você pode consumí-los. A dica é, antes de consumir o nibs de cacau ou chocolate esbranquiçado, se atente:
• Verifique se o odor do nibs de cacau e/ou chocolate estão preservados.
• Passe o dedo pelo esbranquiçado, se ele sair e deixar sua mão um pouco oleosa, é a gordura (flat bloom), se parecer granulado, é o açúcar do chocolate!
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!