Infecção urinária: Saiba que alimentos consumir e evitar

01 de Aug, 2022Zona Cerealista

A infecção urinária é uma condição que atinge grande parte da população mundial, principalmente as mulheres. E quando ocorre esse quadro, é indispensável seguir uma alimentação equilibrada e saudável, a fim de melhorar os sintomas e evitar a piora.

Ou seja, é importante pensar nos alimentos certos para aliviar a condição e garantir a recuperação.

Afinal, independentemente se trabalha com produção de topo de bolo personalizado em casa, ou em uma empresa de logística, é essencial se cuidar bem para retornar ao trabalho normalmente.

Existem diversas frutas poderosas e nutritivas que auxiliam no tratamento de infecções do trato urinário, assim como alimentos probióticos e diuréticos.

A ideia principal é escolher uma dieta que possa fortalecer o corpo, combater invasores (como bactérias responsáveis ​​por infecções do trato urinário) e reduzir a retenção de líquidos.

Para saber como lidar com essa condição e o que é bom para uma infecção urinária, confira a lista com os alimentos mais recomendados e os que você deve evitar.

O que é uma infecção urinária?

A infecção do trato urinário, também conhecida como infecção do trato urinário (ITU), é uma doença causada por microrganismos que invadem e se multiplicam em partes do sistema urinário, como:

  • Rins;
  • Ureteres;
  • Bexiga;
  • Uretra;
  • Entre outros.

Os sintomas geralmente incluem queimação ao urinar e incontinência urinária. Segundo estudos, 1 em cada 5 mulheres já teve ou terá uma infecção do trato urinário em algum momento de sua vida.

Quais são as causas da infecção urinária?

De um modo geral, a infecção urinária se desenvolve como resultado de bactérias que vivem entre o órgão sexual o ânus, mas existem várias outras formas de contrair esse microrganismo, como:

  • Infecção da uretra (uretrite);
  • Prisão de ventre ou diarreia;
  • Retenção intencional de urina;
  • Pedras nos rins;
  • Relações sexuais;
  • Infecção da bexiga (cistite);
  • Obesidade.

Além dessas causas, existem outras causas que precisam ser avaliadas pelo médico, incluindo também a ingestão de água e alimentos contaminados, como carnes. Por isso é essencial esterilizar bem equipamentos para açougue.

Lembrando que os médicos especialistas indicados para tratar esse quadro são clínicos gerais, urologistas, médicos obstetras, e ginecologistas.

Quais são os sintomas de uma infecção urinária?

Existem diversos sintomas que englobam a infecção urinária. Os sintomas mais comuns incluem:

  • Ardor ao urinar;
  • Urina escura;
  • Urina acompanhada de sangue;
  • Urina com odor muito forte;
  • Dor pélvica;
  • Dor no ânus;
  • Aumento da frequência de micção;
  • Entre outros.

Portanto, diante desses sintomas, geralmente quem está com infecção urinária, tem dificuldade em sentar em sofás e poltrona james eames, devido ao incômodo e ardência.

O que comer com uma infecção do trato urinário?

Em uma condição de infecção urinária, é essencial cuidar bem dos alimentos que são consumidos, tendo em vista a reação do intestino diante de certos alimentos.

No entanto, em caso de infecção do trato urinário, ou mesmo infecção intestinal, a restrição alimentar deve ser seguida de forma rigorosa, pois existem alimentos que pioram o quadro da infecção.

Ou seja, enquanto alguns alimentos acabam piorando a infecção urinária, outros ajudam a tratar e até prevenir a condição.

Portanto, prestar atenção ao que você come é fundamental para reduzir seus riscos e sintomas. Inclusive, esse é um período para repousar e se alimentar em casa, com boa comida caseira, evitando comer na rua. Confira a lista de bons alimentos para infecção urinária:

Alho e cebola

O alho e a cebola contêm alicina em sua composição, substância que, além de seu excelente efeito antioxidante, remove com muita eficácia as bactérias do organismo.

Alimentos probióticos

Apostar em alimentos que tem função probiótica é mais uma forma de combater as infecções urinárias e regular a flora intestinal. As opções mais indicadas são o iogurte natural, kefir, chucrute e kombucha.

Lembrando que se for comprar kombucha e kefir para preparar, é preciso olhar bem o rótulo adesivo a prova d'água preço.

Frutas cítricas

Se você não sabia, as frutas cítricas são grandes aliadas do sistema imunológico, e obviamente, não devem faltar no cardápio de quem está com infecção urinária. As melhores opções para infecção urinária são: abacaxi, laranja e limão.

Por mais que sejam frutas ácidas, ao entrar em contato com o estômago, elas se tornam alcalinas, e realizam a função de limpar o trato urinário.

Amora

A amora é uma fruta rica em antioxidantes, e também atua como um alimento diurético. Portanto, em caso de infecção urinária, é indicado inserir essa frutinha deliciosa na alimentação.

Além de consumi-las in natura, é indicado fazer sucos, e apostar em uma barra de nozes com coco e amora. Fica realmente uma delícia.

Uva

Além dos diversos benefícios da uva para o organismo, essa fruta também auxilia na recuperação de infecções urinárias, pois atua como um anti-inflamatório natural. O suco de uva natural também é ótimo para tratar o quadro infeccioso.

Mamão

O mamão é uma fruta rica em nutrientes e compostos bioativos que podem beneficiar a saúde em diversos aspectos. Um dos benefícios do mamão é o seu efeito no trato urinário.

Ele contém uma enzima chamada papaína, que ajuda na digestão de proteínas e também tem propriedades anti-inflamatórias. Essas propriedades anti-inflamatórias do mamão podem ajudar a reduzir a inflamação no trato urinário, o que pode ser útil para prevenir ou tratar infecções urinárias.

Além disso, o mamão também é uma boa fonte de água e fibras, que ajudam a manter a hidratação e regularidade intestinal. Manter uma boa hidratação e função intestinal saudável também é importante para a saúde do trato urinário.

Portanto, ao ir ao mercado comprar queijo coalho preço atacado, não deixe de comprar também o mamão.

Alimentos diuréticos

Escolher alimentos diuréticos naturais, como melancia, melão e pepino, são de fato ótimas opções de frutas para prevenir e tratar infecções do trato urinário. Eles ajudam a drenar os fluidos corporais.

O que evitar ao tratar uma infecção do trato urinário?

Agora que você já sabe quais são os principais alimentos que você deve consumir durante uma infecção urinária, também é importante saber o que evitar nesses momentos.

Alguns alimentos são prejudiciais e não devem ser ingeridos durante o tratamento da doença do trato urinário. Os principais alimentos a serem evitados são:

Bebidas alcoólicas em geral

As bebidas alcoólicas são totalmente proibidas em caso de infecção urinária. Elas podem de fato agravar o quadro e levar a doenças mais sérias, pois o álcool desidrata o corpo, e durante a infecção urinária esse risco de desidratação já é bem aumentado.

Com isso, mesmo que você tenha muita vontade de comprar vinhos importados, enquanto estiver com infecção urinária, guarde o vinho para momentos especiais, ou compre somente quando melhorar 100% da condição infecciosa.

Alimentos ricos em açúcar

Os alimentos ricos em açúcar também devem ser evitados durante o quadro infeccioso no trato urinário. Isso porque, os alimentos doces (como confeitos industriais) contribuem para manter as bactérias "alimentadas".

E tudo isso retarda o processo de cicatrização da infecção do trato urinário e, posteriormente, piora os sintomas. Alimentos açucarados para evitar incluem refrigerantes, biscoitos e doces.

Café e alimentos com cafeína

O café irrita o trato urinário que já está infeccionado. Portanto, até que tudo se normalize no sistema urinário, evite o café a todo custo, e também os alimentos com café.

Além de evitar o café, é indicado não consumir chás, refrigerantes ou sucos industriais, pois contêm substâncias que produzem o mesmo efeito.

Farinha refinada

Macarrão, pizza, pão e qualquer coisa feita com farinha branca e refinada não é saudável; não apenas durante as infecções do trato urinário, mas também durante todo o tempo em que o corpo as converte em açúcar.

Evite todos esses alimentos quando tiver sintomas e depois reduza para evitar outro episódio em breve.

Carnes processadas

As carnes processadas e enlatadas estão na lista de alimentos proibidos para infecções do trato urinário. Isso porque eles trazem muito ácido para o corpo e, ao invés de morrer, as bactérias acabam se multiplicando mais.

Em vez de carne vermelha, independentemente de ser cozida, de panela, ou assada em tijolo refratário para churrasqueira, é essencial durante uma crise de infecção no trato urinário, optar por carne branca, como peixe ou frango.

Alimentos picantes e processados

Quando se está com uma infecção do trato urinário, alimentos picantes ou processados como pimentas, temperos fortes, salsichas, tacos, bem como qualquer comida picante, como curry, pimenta ou cominho, devem ser terminantemente evitados.

Assim como os refrigerantes, esses alimentos e temperos irritam a bexiga e aumentam o pH ácido do corpo, proporcionando um ambiente ideal para as bactérias.

Refrigerantes

Como achávamos de mencionar no tópico acima, os refrigerantes também acidificam e irritam a bexiga, agravando o quadro e promovendo um ambiente propício para mais bactérias.

Portanto, evite refrigerantes a todo custo, tanto antes como depois de curar a infecção urinária.

Carboidratos simples em excesso

Assim como uma empresa de quiosques para shopping sabe, é preciso ter cuidado com os carboidratos em excesso, pois eles se transformam em açúcar no organismo e podem piorar uma infecção urinária.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja mais

Comentários (5)

  • Amei, vcs são perfeitos em ensinamentos, obrigada.

    Maria Augusta Batista
  • Adorei as dicas sempre tenho enjecao de urina quando usar comer pimenta. Obrigada

    Maria Zelia Fazendeiro Gomes
  • Maravilhosa matéria, nesse momento estou enfrentando outra infecção urinária, à mais de 4 anos lidando com esse problema! Vou seguir essas dicas! Obrigada!

    Alzinéa
  • Muito boa a matéria. Também tomo Cranberry e bastante água nesses períodos. Mas valeu a dica, inclusive compartilhei com minha filha. Muito obrigada

    Margarida Antunes
  • Informação óptima.
    Grata.

    Maria Luiza Mósca

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados