Construir uma família e ter filhos costuma ser o sonho de muitos casais. Quando as tentativas de engravidar se iniciam, geralmente se começa uma busca incessante de informações sobre como aumentar a fertilidade.
Antes de tudo, é importante saber que existem casos em que o casal pode ter algum problema de infertilidade, tanto de ambas as partes, como apenas de um dos indivíduos. Nessa situação, a única saída é buscar ajuda de um profissional.
Só um médico irá dizer qual o problema do casal, pois ele irá submetê-los a uma série de exames para investigar o quadro clínico de cada um, com isso esse profissional saberá o melhor tratamento para cuidar desse problema.
Problemas com infertilidade podem acontecer com qualquer pessoa de qualquer classe social, desde de um dono de gráficas em Campinas até uma professora, e isso ocorre por diversos fatores.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade é definida como a não ocorrência da gestação mesmo após anos de tentativas, de um casal sexualmente ativo e em idade reprodutiva.
Casos em que a fecundação acontece, mas a mulher não consegue chegar até o fim da gestação, também se enquadra como infertilidade, portanto se você faz parte desses quadros, busque orientação médica.
Bom, se o seu sonho é ter filhos e você não para de pensar nas etiquetas adesivas personalizadas do chá revelação, continue lendo este artigo, pois aqui separamos tudo que você precisa saber sobre fertilidade e os alimentos que irão te ajudar nesse processo.
Como aumentar a sua fertilidade?
Para conseguir aumentar suas chances de engravidar, é importante garantir que o seu peso esteja adequado, mas o que isso significa?
A obesidade ou o peso abaixo do normal podem prejudicar a produção dos hormônios que garantem a fertilidade de uma gravidez saudável, sendo assim é muito importante que, antes de começar a pensar em engravidar, você cuide da sua alimentação.
Isso acontece porque um corpo saudável terá mais chances de gerar um bebê. Imagine que o seu corpo é uma espécie de galpão para alugar onde o seu bebê irá morar durante os meses, por isso é importante que você cuide muito bem dele para receber essa criança.
Tendo isso em mente, é importante que você garanta a ingestão dos nutrientes necessários para o ciclo de amadurecimento dos óvulos, que são as vitaminas B6 e B12, encontradas no feijão.
Além disso, é importante que a gestante faça a suplementação de ferro e ácido fólico, isso ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo nos órgão sexuais, o que garante a qualidade no transporte de oxigênio para o bebê durante a gestação.
Sem contar que a suplementação dessas vitaminas também auxilia no desenvolvimento incial, evitando a má formação e problemas como o aborto espontâneo.
Não pense que os cuidados para o aumento da fertilidade e de uma boa gestação dependem apenas das mulheres, muito pelo contrário.
Pense que uma gestação funciona como uma empresa de filtro central de agua, por exemplo. Para que o produto final fique pronto, é necessário que os setores trabalhem em equipe, sendo assim o casal precisa trabalhar em conjunto para uma boa gestação.
Portanto, os homens precisam ter uma alimentação saudável e balanceada rica em selênio, que são encontrados nos seguintes alimentos:
- Castanha-do-pará;
- Ovo;
- Cogumelos;
- Cereais e os seus derivados.
Essa vitamina está relacionada à formação de espermatozóides saudáveis e a produção de testosterona, que é o principal hormônio da fertilidade masculina, por isso é fundamental que se incluam alguns desses alimentos no consumo diário do homem.
Afinal, isso pode ajudar o casal a atingir os nutrientes necessários para a manutenção da fertilidade, o que irá aumentar consideravelmente as chances de engravidar.
Alimentos que ajudam a aumentar a fertilidade
Veja a seguir quais alimentos podem te auxiliar no aumento da fertilidade e por que eles são tão importantes, com isso você verá que engravidar não é como um treinamento de brigada, pode ser algo bem mais simples do que você pensou.
Frutas cítricas
As frutas como limão, tangerina, laranja e abacaxi são ricas em vitamina C, além de conterem cálcio e potássio. Isso faz com que elas sejam responsáveis por ajudar a estabilizar o ciclo menstrual.
Com essa estabilização, se torna mais fácil a identificação do período fertil, que é o momento mais indicado para ter relações sexuais.
Sem contar que a laranja possui poliamina e folato, que ajudam a desativar os radicais livres que acabam danificando os espermatozóides e os óvulos.
Feijão e lentilha
Tanto o feijão quanto a lentilha são ricos em fibra, ferro, folato e zinco, que são responsáveis por auxiliar a produção e o equilíbrio dos hormônios sexuais.
Além disso, esses alimentos possuem poliamina e espermidina, que são reguladores do desenvolvimento saudável dos espermatozóides, o que facilita a fertilização do óvulo.
Salmão e atum
Esses peixes são uma importante fonte de selênio, aquele que citamos acima como um alimento fundamental para os homens que desejam ser pais, afinal ele é um nutriente envolvido na formação adequada do espermatozóide.
A ingestão de selênio ajuda no bom desempenho e velocidade do espermatozoide para chegar ao óvulo, além de, é claro, possuir ômega 3, que é fundamental para o bom desenvolvimento do cérebro do feto nas primeiras semanas de gravidez.
Sendo assim, esses alimentos são importantes tanto para os homens, como para as mulheres antes e durante pelo menos as primeiras semanas de gestação.
Frutos vermelhos
Bom, os frutos vermelhos como morangos, tomates, amoras e cerejas possuem uma substância chamada de licopeno, que é um antioxidante que reduz os níveis de radicais livres.
Só para você entender, os radicais livres funcionam como uma espécie de cesto de lixo inox jogando fora os bons espermatozoides, ou seja os radicais livres podem danificar os espermatozoides e os óvulos.
Por isso é importantíssimo que o casal consuma esses frutos vermelhos, isso irá ajudar a manter tantos os espermatozóides quanto os óvulos saudáveis.
Folhas verdes
As verduras escuras, como espinafre, couve, rúcula e até a alface romana são ricos em ferro e folato, que ajudam a melhorar o processo de ovulação e reduzir as chances de problemas genéticos ou até mesmo o aborto espontâneo.
Além disso, essas folhas possuem ferro, que é um mineral importantíssimo para o transporte de oxigênio no corpo e fundamental para a uma boa fertilização do óvulo no útero.
Semente de girassol
A semente de girassol torrada é um alimento rico em vitamina E, o que auxilia na motilidade, que é a capacidade de o espermatozóide se locomover pela propulsão da cauda, mantendo o controle da direção de seu nado após a liquefação do sêmen.
Além disso, ela é rica em zinco, folato, selênio, ômega 3 e 6, que são nutrientes fundamentais para a fertilização masculina e feminina, porque eles aumentam o fluxo sanguíneo nos órgãos.
Queijo envelhecido
Por último, temos os queijos envelhecidos como o parmesão e o provolone, que mantêm a boa saúde dos óvulos e dos espermatozóides, pois esses queijos são ricos em poliaminas, que impedem que os radicais livres causem danos às células reprodutivas.
Alimentos e hábitos para se evitar
Agora que você já sabe quais alimentos são ideais para aumentar a fertilidade, conheça alguns alimentos e hábitos que são prejudiciais para o processo, pois podem interferir na gestação, causando sérios problemas tanto para a mãe como para o bebê.
Consumir alimentos muito gordurosos e processados é evitado, já que geralmente eles contêm gordura trans, que está associada à infertilidade e pode causar defeitos na estrutura do esperma e na qualidade do óvulo.
Ingerir muita cafeína também deve ser evitado, pois ela reduz a absorção do cálcio e do ferro no corpo, o que pode prejudicar a fertilidade. O café também prejudica a gestação, pois ele é um estimulante que tem a capacidade de atravessar a barreira da placenta.
Além disso, a cafeína pode alterar os batimentos cardíacos e o metabolismo do bebê, o que aumenta as chances que a criança nasça com baixo peso ou a mãe sofra um aborto espontâneo.
O tabagismo aumenta os níveis de radicais livres e a deterioração celular, além de reduzir a genética dos espermatozoides e óvulos, o que aumenta as chances que o embrião desenvolve problemas de saúde como:
- Redução no crescimento e desenvolvimento;
- Problemas genéticos;
- Doenças respiratórias.
Além disso, ele favorece o deslocamento placentário e problemas vasculares durante a gestação. O tabagismo também pode afetar a condução do embrião ao útero pelas tubas e com isso provocar a redução na quantidade dos espermatozoides.
A bebida alcoólica também é uma grande vilã na vida de quem deseja engravidar, mesmo sendo uma cervejinha no happy hour da empresa de locação de impressoras que você trabalha.
Isso acontece porque o seu consumo reduz o nível de testosterona nos homens, fazendo com que ocorra a diminuição da produção de esperma. Já nas mulheres, pode interromper o ciclo menstrual, impedindo que o óvulo fique disponível para a fecundação.
Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil manter uma gestação segura tanto para os pais, como para a criança, com isso você já consegue se planejar e pensar no quarto do bebê.
Você pode começar a pensar onde comprar poltrona Charles Eames preço para conseguir sentar ao lado do seu filho, além do enxoval, berço, enfim, todo o planejamento que vem junto do nascimento desse bebê tão aguardando.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!