Carvão Ativado: Processo de Fabricação e Usos na Medicina e Cosmética

14 de Jun, 2024Qualidade Zona Cerealista Online

Você já ouviu falar de carvão ativado? Esse produto natural tem sido cada vez mais utilizado pelas indústrias de cosméticos e de saúde, mas você sabe como é fabricado? E quais seus usos nessas áreas? Vamos explicar!

O carvão ativado é obtido através da queima de um material orgânico, como madeira, cascas de coco, entre outros, de maneira controlada e sem presença de oxigênio. Após este processo, o produto é submetido a outra queima, dessa vez com presença de oxigênio e a uma temperatura muito alta, geralmente acima de 800 graus Celsius. O resultado é um carvão altamente poroso, que possui a capacidade de atrair e reter substâncias químicas, um processo conhecido como adsorção.

Na indústria de cosméticos, o carvão ativado é usado pelo seu poder detox. Na fabricação de produtos para a pele, atua limpando os poros de sujeira e poluição, melhorando sua aparência e saúde. Nos produtos para cabelo, o carvão ativado é igualmente eficaz, ajudando a eliminar excesso de resíduos e oleosidade, promovendo uma limpeza profunda e deixando os fios mais leves e brilhantes.

Além disso, o carvão ativado é usado na fabricação de pastas de dente, pois ajuda a eliminar toxinas e impurezas que mancham os dentes. Vale lembrar, porém, que o uso contínuo de um produto com carvão ativado para escovação deve ser feito com a orientação de um dentista.

Na suplementação, o carvão ativado também se faz presente. Sua principal função é a desintoxicação do organismo. Por sua capacidade de adsorção, ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Além disso, ele também é usado para aliviar casos de flatulência e desconforto estomacal, pois adsorve o excesso de gases produzidos no intestino.

É interessante como um produto tão encontrado na natureza pode ter tantas utilidades, não é mesmo? Mas é importante ressaltar: qualquer uso do carvão ativado, seja em cosméticos ou suplementos, deve ser feito com o respaldo de um prof

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados