Alimentos transgênicos fazem mal à saúde?

17 de Jul, 2022Zona Cerealista

Muitos se questionam sobre a qualidade dos alimentos transgênicos, o que gera medo naqueles que tentam ter uma alimentação o mais saudável possível e com propriedades que realmente tragam benefícios para a saúde.

Antigamente era normal que o consumo de alimentos fosse feito de uma forma mais saudável, afinal de contas, as pessoas plantavam seus próprios alimentos, os cultivavam e os colhiam para consumo imediato.

Com o passar do tempo, muita coisa em nosso mundo mudou, o aumento da população e a chegada das máquinas com os avanços da tecnologia fizeram com que a agricultura também fosse diretamente afetada em seus processos.

Por isso, a necessidade de furtos imediatos e ainda assim saudáveis se tornou um caso de urgência em todo o mundo, e foi dentro desse cenário que muitos agricultores começaram a usar agrotóxicos para agilizar a colheita dos alimentos.

Os equipamentos para cuidado com a plantação são tão importantes quanto os equipamentos de treino, que também servem para cuidar da saúde. É o que uma pessoa faz quando deseja comprar equipamento de pilates para começar a treinar em casa.

O universo da agricultura também conta com seus equipamentos e materiais que fazem toda a diferença na melhora do plantio e no aumento da produção, mas a chegada dos agrotóxicos acabou dividindo esse setor no meio.

Isso porque há quem ame e quem odeie os agrotóxicos, que servem como adubos que agilizam o desenvolvimento de plantações para que elas deem frutos no menor tempo possível.

Por outro lado, há quem os odeie, pois consideram uma espécie de droga para as plantas, o que por um lado não está errado, visto que pessoas que consomem frutas, verduras e legumes que tiveram contato com agrotóxicos tendem a desenvolver diversos problemas de saúde.

Muitos que procuram por um atestado de saúde ocupacional onde tirar com agilidade fazem isso com o objetivo de justificar que o problema de saúde não foi por falta de cuidado, mas pelo consumo de algo que pensava ser muito benéfico para seu corpo.

Em meio a tantos casos de pessoas que desenvolveram problemas e até mesmo doenças com o consumo constante de agrotóxicos, a agricultura se uniu à ciência e trouxe uma nova forma de agilizar a produção de alimentos sem prejudicar a saúde das pessoas.

Pensando justamente nisso, os alimentos transgênicos ganharam uma grande fama no mercado e se tornaram uma das principais vertentes de produção da área, e hoje iremos entender mais sobre o assunto e se eles fazem bem ou mal para a sua saúde.

Entenda o que são os alimentos transgênicos

Os alimentos transgênicos nada mais são do que os alimentos que passaram por algum tipo de modificação em seu DNA, ou seja, esses alimentos receberam elementos que foram introduzidos em laboratórios ou indústrias especializadas no assunto.

Pense que uma máquina de café expresso vending entrega para você o café pronto em minutos, coisa que pode demorar meses se você quiser experimentar um café que saia direto da terra.

Sendo assim, entendemos que os alimentos transgênicos são aqueles que recebem elementos que fogem de seus escopos naturais e que servem para potencializar suas propriedades e agilizar o desenvolvimento desses alimentos.

Isso acontece porque muitos alimentos que são plantados e que vão para a mesa do brasileiro todos os dias são alimentos que podem demorar meses e até anos para ficarem prontos para a colheita, como:

  • Soja;
  • Milho;
  • Cana de açúcar;
  • Feijão;
  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes.

E tendo em vista os malefícios do consumo constante de agrotóxicos, ficou nítida a necessidade de se ter uma nova maneira de garantir alimentos de qualidade na mesa dos brasileiros e ao mesmo tempo uma forma rápida deles ficarem prontos.

Além de contar com um bom atacadista de peixes que te permite comprar peixes saudáveis e por um preço mais em conta, os alimentos transgênicos também podem ser opções mais em conta do que os naturais.

Em suma, podemos entender que a maioria dos alimentos que vemos em grandes supermercados são alimentos transgênicos e que passam por esse processo para que fiquem prontos o mais rápido possível para alimentar a população.

Vantagens do consumo de alimentos transgênicos

Entendendo sobre o que se trata os alimentos transgênicos, selecionamos algumas vantagens que o consumo e a permanência deles no mercado pode trazer para as pessoas que optam por esse tipo de alimento. Confira:

Alimentos ricos em nutrientes

Os alimentos transgênicos tendem a ser mais ricos em nutrientes, isso porque a maioria deles recebem a injeção de diferentes tipos em laboratórios e indústrias que fazem o processo de transgenerização neles.

Assim como a produção artesanal de macarrão, grande parte da injeção desses alimentos é feita manualmente por profissionais da área que garantem o aumento da concentração de nutrientes em alimentos transgênicos, desde as frutas até os legumes.

Mais produtividade

Como mencionamos, os alimentos transgênicos surgiram como uma melhor opção no lugar dos agrotóxicos, mas além de entregar alimentos mais saudáveis, eles também fazem toda a diferença na rotina de plantações.

Isso porque, ao entregarem alimentos que ficam prontos para a colheita de maneira ainda mais rápida, liberam espaços com frequência para que novas plantações possam ser feitas, o que aumenta a produtividade dessa área tão importante no Brasil e no mundo.

Preserva o meio ambiente

Os alimentos transgênicos ainda fazem toda a diferença no meio ambiente, pois reduzem o uso de agrotóxicos que, assim como fazem mal para as pessoas, também trazem muitos problemas para o solo e para o meio ambiente.

Por isso, muitos agricultores optam pelos alimentos transgênicos como uma forma de também diminuir a poluição do ar e grandes plantações ainda contam com um elevador de carga alimentos para transportá-los com segurança e agilidade.

Auxilia no combate à fome

Por fim, mas não menos importante, não poderíamos deixar de falar sobre a grande influência dos alimentos transgênicos no combate à fome, uma condição social que assola milhares de pessoas e famílias em todo o mundo.

Os alimentos transgênicos ajudam milhares de pessoas a se livrarem da fome através de seu rápido desenvolvimento, que entrega o máximo de alimentos no menor tempo possível para os bilhões de habitantes que possuem o planeta terra.

Essas são algumas das vantagens que o consumo e a produção dos alimentos transgênicos trazem para as pessoas, para o meio ambiente e para o mundo, mudando por completo não apenas a forma de se cultivar, mas também a maneira de se alimentar.

Afinal, eles são bons ou ruins para a saúde?

Alimentos transgênicos contam com etiquetas para indústria alimentícia que faz com que eles sejam facilmente identificados dentro de supermercados e grandes espaços de colheita e separação desse tipo de alimento.

Mas a dúvida que ainda fica é se os alimentos transgênicos são bons ou ruins para a saúde. A resposta é não, pelo menos por enquanto os alimentos transgênicos não fazem mal à saúde de ninguém.

Até o momento não existe nenhum estudo que comprove os malefícios do consumo de alimentos transgênicos, pelo contrário, como vimos ele possui diversos benefícios não apenas para a vida das pessoas, mas também para o meio ambiente e para a agricultura.

Existe um grande medo por parte daqueles que não gostam de consumir alimentos que passaram por indústrias, mas acredite, os alimentos transgênicos estão longe de trazerem problemas como os agrotóxicos.

Muitos desses alimentos contam com uma ótima sílica gel para alimentos, que os preserva com o máximo de qualidade para que chegue na sua casa com todo o cuidado necessário para o devido consumo.

Por isso, consumir os alimentos transgênicos ou comprá-los para preparar receitas e até mesmo dar para as crianças não trará grandes problemas como os agrotóxicos trouxeram e, infelizmente, ainda trazem.

Sendo assim, entendemos que os alimentos transgênicos, por mais que ainda divida muitas opiniões, é uma maneira de ajudar as pessoas a se alimentarem de forma mais saudável e com alimentos que entreguem qualidade para elas e para o meio ambiente.

Considerações finais

Os alimentos transgênicos são a prova de como a tecnologia e os avanços de estudos dessa área trouxeram grandes benefícios para todo o mundo e diversas áreas da sociedade.

Dessa forma, é possível se alimentar bem e com alimentos que você sabe que trarão vantagens e melhora para a sua saúde, provando como o cuidado com a plantação e a união com a tecnologia ainda tem muito a fazer pelo mundo.

Agora que você já sabe de todas essas informações, pode julgar por si mesmo se prefere consumir alimentos transgênicos ou não.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados