Conheça 5 grãos sem glúten e saiba o que fazer com eles!
Painço
O painço é relativamente rico em proteínas (embora não tão rico em proteínas quanto a quinoa) e é uma ótima fonte de ferro e zinco, que são nutrientes importantes para todos, mas principalmente para vegetarianos e veganos. E, é claro, como o painço é realmente uma semente e não um grão (como é efetivamente usado), é completamente sem glúten!
Trigo Sarraceno
Como o painço e a quinoa, o trigo sarraceno, apesar do nome, não é realmente um trigo ou mesmo um grão, mas uma semente sem glúten. De todos os grãos integrais, o trigo sarraceno é muito fácil de identificar devido à sua forma de "pirâmide".
O trigo sarraceno geralmente vem em duas variedades diferentes: cru e torrado. O Trigo sarraceno é um dos ingredientes do popular prato chinês yakissoba, que podem sim, ser sem glúten!
Amaranto
Outro grão sem glúten que você provavelmente ainda não experimentou? Amaranto!
Muito parecido com a quinoa, embora seja menor e mais esférica em forma, enquanto quinoa é um pouco mais como um cilindro plano. Assim como a quinoa, o amaranto é uma excelente fonte de proteína com 8 gramas por 1/4 de xícara seca e, como o painço, é uma ótima fonte de ferro.
O amaranto cozinha um pouco diferente dos outros grãos sem glúten e a textura pode demorar um pouco para se acostumar se você estiver acostumado a comer apenas arroz ou quinoa.
Quinoa
Você provavelmente já experimentou quinoa, e talvez até algumas receitas de quinoa, mas você sabia que a quinoa não é realmente um grão, mas uma semente e, portanto, é sem glúten? Bem, é, e agora você sabe!
Sim, quinoa, a comida da moda que ganhou popularidade recentemente é de fato "um grão sem glúten" que na verdade é uma semente. Uma das razões pelas quais a quinoa é tão popular, pelo menos entre vegetarianos e veganos, é que é uma ótima fonte de proteína à base de plantas (junto com feijão, nozes e legumes).
Arroz
Sim, o arroz é um grão e é totalmente sem glúten! Não negligencie o arroz ao pensar em grãos sem glúten e ao planejar as refeições. Arroz integral e até arroz selvagem (outra semente disfarçada de grão) são ótimas opções se você precisar de um grão sem glúten.
Pense em todas as coisas pelas quais o arroz pode ser usado e você perceberá quantas refeições pode desfrutar de uma dieta sem glúten: arroz e feijão, quiche de arroz, pudim de arroz, folhas de uva recheada (dolmas), bolinhos de arroz frito, risoto, paella, arroz frito, sem mencionar o sushi vegetariano!
O que fazer com os grãos?
Não sabe o que fazer com esses grãos? Aqui estão algumas idéias rápidas:
• Faça um mingau quente de café da manhã (igual àquele com aveia) com passas, frutas, nozes, etc.
• Tempere ou refogue com legumes salteados, pimentão, etc ao invés de usar o arroz branco comum;
• Adicione um punhado de qualquer um desses grãos sem glúten a praticamente qualquer tipo de sopa ou salada para enriquecer nutricionalmente o seu prato.
Onde encontrar?
Todos esses e muitos outros grãos e alimentos livres de glúten você encontra na loja virtual da Zona Cerealista Online www.zonacerealista.com.br ou no aplicativo da Zona Cerealista para Android e iOS. Entregamos em todo o Brasil.
Comentários (0)
Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!