Product was successfully added to your shopping cart.
0item(s)

Nenhum produto no carrinho.

Perguntas e Respostas Sobre o Glúten

As especificações dos produtos a granel das categorias "Sem Glúten" da loja virtual indicam que o produto não contém glúten porém as descrições do produto na loja virtual e também o rótulo impresso do produto contêm uma mensagem aos alérgicos avisando que o produto pode conter traços de glúten. Como explicar?

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não define um valor de tolerância para a presença de glúten nos alimentos, no entanto, o Brasil segue uma norma internacional (CODEX ALIMENTARIUS) que indica que o produto pode ser considerado “Sem Glúten” se contiver menos de 20 ppm (partes por milhão) e “Muito Baixo em Glúten” se contiver menos de 100 ppm (partes por milhão). A Zona Cerealista Online segue esta referência para indicar se o produto contém ou não glúten nas especificações dos produtos na loja virtual.

Uma outra resolução da ANVISA (RDC 26/2015) obriga as empresas a alertarem nos rótulos sempre que os produtos contiverem ou mesmo “puderem conter” alergênicos, entre eles, o glúten. Assim, segundo a resolução, as empresas devem indicar a presença do alergênico e de traços do alergêncio mesmo estando abaixo do limite estabelecido pelo CODEX ALIMENTARIUS e mesmo que esta seja apenas uma possibilidade, já que esta informação é muito importante para os alérgicosA Zona Cerealista Online segue esta resolução ao indicar nas descrições do produto na loja virtual e também no rótulo impresso do produto que existe a possibilidade da presença de traços do alergênico, embora abaixo do limite definido pelo CODEX ALIMENTARIUS.

 

Como a Zona Cerealista Online procede com os produtos comercializados a granel no que se refere à presença ou não do glúten?

Primeiramente consultamos o fabricante que deve informar no rótulo do produto se este contém ou não contém glúten. Caso contenha haverá a indicação “Contém Glúten” no rótulo do produto. Caso não contenha, alertamos aos alérgicos que o produto pode conter traços de glúten, fazemos isso pois dentro da Zona Cerealista Online armazenamos e processamos produtos que contém glúten, embora sigamos as instruções da FENACELBRA para evitar contaminação cruzada.

 

Qual é a recomendação da Zona Cerealista Online aos alérgicos / portadores da doença celíaca?

Entendermos ser importante alertar aos portadores da doença celíaca sobre a possibilidade do produto conter traços de glúten, por este motivo, esta mensagem é exibida no rótulo de todos os produtos comercializados a granel. Desta forma, a recomendação aos celíacos é consumir apenas produtos industrializados que não contenham glúten e que não exibam o alerta sobre a possibilidade da presença do alergênico.

 

Qual é a recomendação da Zona Cerealista Online aos adeptos das dietas sem glúten?

Aos adeptos das dietas sem glúten que não são portadores da doença celíaca recomenda-se evitar os produtos que possuem a mensagem "Contém glúten" mas não há restrições de consumo quanto aos produtos que contém a mensagem "Pode conter traços de glúten", já que está mensagem é destinada especificamente aos alérgicos.