Razões para comer alimentos sem glúten

22 de Jul, 2022Mari Pocci

Entenda quais os benefícios em seguir uma dieta de produtos sem glúten

No trigo, cevada ou aveia e, consequentemente, em pães, bolos e massas. Lá está o glúten! Apesar de ter recebido o título de vilão há poucos anos, o glúten é uma proteína presente em muitos alimentos.

Diante dos estudos sobre seus efeitos no organismo, como no caso da doença celíaca, cada vez mais tem se discutido a respeito de uma alimentação sem glúten.

Alimentação sem glúten ajuda a desinchar?

Apesar de ser uma proteína bastante pesquisada e com novas informações sendo publicadas a todo momento, é possível dizer que ao optar por uma alimentação sem glúten existe, sim, a tendência a desinchar o corpo, principalmente se você possui algum nível de intolerância à proteína do trigo.

É claro que isso faz sentido quando se evita o consumo de alimentos a base de farinha de trigo refinada como macarrão e o pão francês. No entanto, há sim registros de indivíduos que não possuem nenhuma dificuldade com a proteína e, ao cortá-la da dieta, passaram a sentir mais fome.

Em resumo, a resposta é complexa e, como sempre reforçamos, é muito importante que sua alimentação tenha o acompanhamento de um especialista de confiança!

Intolerância ao glúten

Pessoas que possuem problemas com o glúten relatam dificuldades na digestão, gases, desconforto abdominal e, também, inchaço, toda vez que a proteína do trigo é consumida.

O caso mais grave é o da doença celíaca, que ocorre justamente por causa da presença do glúten no organismo, agindo nas paredes do intestino e comprometendo a absorção nutricional. Nesse caso os sintomas são perda de peso, diarreia e inchaço abdominal.

5 alimentos sem glúten para o dia a dia

1 - Frutas, Legumes e Verduras
2 - Tapioca
3 - Leguminosas como grão-de-bico
4 - Óleos vegetais extra-virgem
5 - Macarrão de arroz

Além dos exemplos citados, a Zona Cerealista Online possui uma grande variedade de produtos sem glúten. Acesse, confira as promoções e produtos sem essa proteína na composição!

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados