3 dicas para incluir grãos na sua alimentação

27 de Jul, 2022Zona Cerealista

O consumo de grãos pode trazer benefícios para a circulação, digestão, energia diária e manutenção da imunidade do corpo.

Os grãos são alimentos ricos em diversos nutrientes fundamentais para a saúde, como fibras, antioxidantes, minerais e vitaminas que ajudam na conquista de uma alimentação balanceada.

Falaremos mais desses alimentos que salvam nosso corpo com suas substâncias naturais e estão disponíveis de diversas formas.

Os principais grãos

Para que você saiba mais sobre esses heróis da alimentação, trazemos uma lista com os alimentos que mais se destacam.

Gergelim

O gergelim é da espécie Sesamum indicum L., pertencente à família Pedaliaceae, apresentando uma ampla adaptabilidade ao clima tropical e quente. Ele é cultivado principalmente na Ásia tropical, devido às suas sementes que fornecem 50% de óleo.

Esse alimento é rico em vitaminas do complexo B, E e sais minerais diversos, entre eles estando:

  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Ferro;
  • Magnésio;
  • Cobre;
  • Cromo.

O gergelim pode ser encontrado nas variações branca, preta e marrom, mas o valor nutricional varia pouco entre elas.

Você que trabalha com gelo seco comprar, deve inseri-lo na sua alimentação diária, colocando sobre o feijão, arroz, massas, pães, biscoitos e saladas.

Alfarroba

A alfarroba se origina na alfarrobeira (Ceratonia siliqua L.) uma árvore muito rústica, resistente à seca que sobrevive e cresce em regiões de solo muito pobre.

Depois da retirada das sementes, o que resta da vagem é conhecido como polpa, que é seca, triturada e torrefada dando origem ao pó ou à farinha de alfarroba, como cor e aroma similar ao cacau.

A farinha de alfarroba é rica em antioxidantes, fibras, vitamina A, do complexo B, niacina, cálcio e magnésio. Esse alimento é um bom substituto para o cacau, podendo ser utilizado na preparação de alimentos como bolos, pudins, biscoitos, sorvetes e doces.

Goji Berry

Um produto que fica no display expositor de muitos mercados é o goji berry (Lycium barbarum).

Ele pertence à família Solanaceae, se originando da região sudeste da Europa e sendo utilizado como alimento funcional em diversos países da Ásia Oriental, Europa e América do Norte.

Esse alimento é altamente nutritivo, contendo 8 aminoácidos essenciais, minerais, como ferro, zinco e selênio, vitaminas B1, B2, B6 e E.

Conta com um alto poder antioxidante e consequentemente tem efeitos positivos na glicemia, sendo hipoglicêmico e hipolipidêmico para a saúde humana.

Seu consumo é feito por meio do fruto desidratado, em cápsulas, na salada de frutas, na forma de suco ou chá.

Cranberry

O cranberry (Vaccinium macrocarpon) é um membro da família Ericaceae, se desenvolvendo em ambientes úmidos, como florestas e pântanos nos países norte-americanos.

Esse fruto se assemelha a uma cereja, sendo rico em vitaminas A, C, E, K e sais minerais, como manganês, magnésio, fósforo e potássio.

Um destaque do cranberry é sua eficácia na prevenção de infecções no trato urinário, como a cistite.

O cranberry pode ser consumido in natura, em bebidas prontas ou extratos. Também pode ser consumida seca ou congelada como um lanche em seu trabalho de consultoria empresarial.

Quinoa

A quinoa existe em 3 formas mais conhecidas, a vermelha, a preta e a branca, e todas pertencem a uma espécie de planta nativa da região andina do Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, domesticada há cerca de 3.000 anos para o consumo humano.

Esse alimento é fonte de proteínas, fibras, lipídios, vitaminas, ferro, cálcio, magnésio, potássio e mais 20 aminoácidos essenciais não produzidos pelo organismo humano.

A quinoa é a escolha ideal para o café da manhã e para os lanches nos intervalos das refeições, podendo ser encontrada em grãos, flocos ou em forma de farinha.

Os grãos podem ser misturados em diversas receitas, como sopas, saladas, sucos, pães, bolos e tortas.

Os flocos podem ser consumidos em alimentos como iogurtes, vitaminas de frutas e na salada de fruta, enquanto a farinha pode ser usada como base para pães, pudins, mingaus e biscoitos.

Canela

Outro alimento importante para você que trabalha com assistência técnica bebedouro, é a canela.

Ela é obtida por meio do tronco da caneleira, uma árvore que tem seus galhos secos separados de suas cascas, como uma cor marrom-avermelhada e muito perfumada.

Ela é rica em proteínas, fibras, vitaminas A, C e sais minerais como o manganês, ferro, cromo e cálcio, contando com um efeito termogênico.

A canela pode ser utilizada para fazer bolos, roscas, chás e para temperar alimentos. As cascas também podem ser utilizadas para fazer arranjos.

Farinha de trigo integral

Esse é um alimento rico em fibras, vitamina B1, B3, K, E e sais minerais como magnésio, manganês, cálcio, ferro e zinco.

Ela é obtida pela simples trituração do grão integral, evitando-se a etapa da peneiração, sendo uma mistura da farinha, do farelo e do gérmen do trigo, preservando boa parte dos nutrientes.

A farinha integral pode ser usada como substituta da farinha branca nas mais diversas receitas, garantindo um delicioso sabor e mais saúde em seus pratos.

Hoje a produção mundial de trigo é de quase 600 milhões de toneladas, de forma que o maior produtor mundial é a China, com cerca de 100 milhões de toneladas.

Uma informação importante para você que trabalha com equipamentos para açougue, é que o burghul, ou trigo para quibe, é produzido por meio dos grãos de trigo integral partidos e preparados para essa finalidade.

Trigo para quibe

O triguilho, burghul ou trigo para quibe, como falamos acima, é o próprio grão do trigo integral, quebrado e torrado. Ele é fonte de minerais como potássio, zinco, magnésio e selênio.

Trata-se de um saboroso ingrediente utilizado na elaboração de receitas clássicas como o quibe e o tabule. Também fica ótimo em saladas, tortas, pães e recheios.

3 dicas para incluir grãos em sua alimentação

Eles combatem a sensação de inchaço, garante mais saciedade, ajudam a controlar os níveis de colesterol e ainda favorecem a perda de peso. Esses são apenas alguns dos benefícios dos grãos, alimentos que podem revolucionar o seu cardápio.

A boa notícia é que incluí-los nas receitas é mais fácil do que você imagina, pois grãos como linhaça, quinoa, amaranto, aveia e chia, todos ricos em fibra, são versáteis e combinam com muitos pratos diferentes.

Você pode utilizá-los na preparação de pães, massas, bolos, cobertura de morango para bolo ou na finalização de saladas e sucos. Todas as refeições podem ser incrementadas com os grãos. Escolha sua refeição favorita e descubra como acrescentar esses alimentos.

1 - Iogurte + chia + quinoa + amaranto

O iogurte já possui nutrientes fundamentais para nosso organismo, como o cálcio e as proteínas do leite. Para tornar esse alimento ainda mais poderoso, acrescente grãos como a chia, quinoa e amaranto ao alimento.

Tratam-se, como vimos, de excelentes fontes de fibras, vitaminas, gorduras de origem vegetal e minerais.

Existem opções de iogurtes prontos que já possuem em sua composição esses grãos, podendo até mesmo encontrar versões sem glúten.

Esses alimentos podem ser seus aliados no café da manhã, no lanche da tarde e até mesmo em um pós-treino, para repor a energia gasta na academia.

2 - Legumes + quinoa

Usando um cortador de legumes profissional, você pode aliar esses alimentos à quinoa, um grão muito saboroso. Esse é um grão muito apreciado pelos vegetarianos, pois é uma ótima fonte de proteínas vegetais.

A quinoa também é rica em fibras, cálcio e ferro, tornando-a uma ótima opção para enriquecer a dieta. Como ela é muito versátil, pode ser combinada com muitos ingredientes naturais diferentes, como legumes e verduras.

A sugestão é trocar o arroz do dia a dia por quinoa, adicionando legumes como vagem, cenoura, ervilha, milho e outros de sua preferência.

Você também pode utilizar o grão para o preparo de caldos e sopas, pois no liquidificador quinoa pode adquirir uma consistência cremosa e nutritiva, sem alterar o sabor dos alimentos.

3 - Salada + linhaça

Uma grande companheira das refeições diárias são as saladas, de forma que a combinação de verduras, legumes e proteínas, por si só já é nutritiva. Mas pode ficar ainda melhor adicionando um pouco de linhaça sobre a salada, adicionando uma crocância deliciosa.

A linhaça é rica em fibras e ômega 3, uma gordura considerada saudável para o organismo e capaz de prevenir muitas doenças.

Você também pode adicionar a linhaça em sucos, entrando em contato com uma fábrica de polpa de frutas, e tendo sempre em casa polpas frescas.

Considerações finais

As formas de consumir os grãos são as mais diversificadas, podendo ainda complementar farofas. Esse alimento pode contar com uma rica composição de grãos, como no caso da farofa de amaranto e linhaça.

Capriche nos temperos como alho, cebola, açafrão e pimenta-do-reino, misturando amaranto e linhaça à farofa de mandioca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados